Oliveira, Rita Manuela Palmeira deFajardo, Mariana Isabel Espírito Santo2023-11-232023-11-232023-03-022023-01-30http://hdl.handle.net/10400.6/13717O presente trabalho encontra-se dividido em dois capítulos referentes às áreas de investigação e farmácia comunitária. O primeiro capítulo diz respeito à área de investigação, intitulado de “Embalagens “sustentáveis” para produtos cosméticos: clarificação de conceitos e implicações de comercialização” onde é descrito todo o trabalho realizado. A literatura demonstra que a indústria cosmética produz cerca de 120 mil milhões de embalagens todos os anos e, a maior parte delas não é descartada ou reciclada corretamente, acabando por chegar aos oceanos. Contudo, tem-se observado uma tendência crescente para a sustentabilidade na indústria cosmética. O principal objetivo deste trabalho foi recolher informação sobre a tipologia de embalagens “sustentáveis” comercializadas para produtos cosméticos atualmente disponíveis no mercado, bem como as implicações relacionadas com a sua comercialização e que podem afetar o uso da embalagem. Foi realizado um questionário direcionado à indústria de embalagens para perceber que opções de embalagens “sustentáveis” apresentavam disponíveis, quais as vantagens e desvantagens da sua utilização e de que informações dispõem acerca dos estudos de compatibilidade produto/embalagem. Além disso, para as empresas que não tinham referências de embalagens “sustentáveis” em catálogo, foi questionada a razão. Participaram neste questionário um total de 24 empresas de fabrico e distribuição de embalagens, maioritariamente pequenas e médias empresas. Os resultados demonstraram que praticamente a totalidade das empresas (92%) apresenta opções sustentáveis em catálogo, essencialmente utilizando materiais reciclados (91%) e recicláveis (86%) como principal material, sendo o PET o material reciclado mais utilizado (N=17). Tendo em conta as opções sustentáveis atualmente presentes no mercado e a sua venda, as empresas concluem que existe uma satisfação geral com a qualidade da embalagem e apesar deste ser um mercado em crescimento, a falta de fornecedores que disponibilizem matériaprima sustentável e os custos elevados desta, são os principais motivos pelos quais algumas empresas ainda não dispõem de opções “sustentáveis” de embalagens. Segundo os inquiridos, o menor impacto no ambiente e a promoção de inovação são das principais vantagens associadas à utilização destas embalagens amigas do ambiente, ao passo que o maior custo e a falta de alinhamento de ideias entre a empresa e os fornecedores/distribuidores são as principais desvantagens. Este trabalho permitiu recolher dados sobre embalagens sustentáveis que não estavam disponíveis na literatura, tanto quanto é do nosso conhecimento. O segundo capítulo descreve as atividades desenvolvidas e competências adquiridas durante o estágio em farmácia comunitária, na Farmácia Moderna, localizada em Aveiro, sob a orientação da Dr.ª Sofia Pereira. Este estágio ocorreu entre 7 de fevereiro a 22 de junho de 2022.This work is divided into two chapters referring to the areas of research and community pharmacy. The first chapter concerns the research area, entitled “Sustainable” packaging for cosmetic products: clarification of concepts and marketing implications”, where all the work carried out is described. The literature shows that the cosmetic industry produces around 120 billion packages every year, most of which are not discarded or recycled correctly, ending up in the oceans. However, there has been a growing trend towards sustainability in the cosmetic industry. The main objective of this work was to collect information on the typology of “sustainable” packaging marketed for cosmetic products currently available on the market, as well as the implications related to their commercialization and that may affect the use of the packaging. A questionnaire was applied to the packaging industry to understand what “sustainable” packaging options were available, what are the advantages and disadvantages of their use and what is the available information about product/packaging compatibility studies. In addition, reasons for not offering “sustainable” packaging references in the catalogues were studied. A total of 24 packaging manufacturing and distribution companies participated in this questionnaire, mostly small and medium-sized companies. The results showed that almost all companies have sustainable options in their catalogue (92%), essentially using recycled (91%) and recyclable (86%) materials as their main material, with PET being the most used recycled material (N=17). Taking into account the sustainable options currently on the market and their sales, companies conclude that the market is generally satisfied with the quality of the packaging and despite this being a growing market, the lack of suppliers that provide sustainable raw materials and the high costs of this, are the main reasons why some companies still do not have “sustainable” packaging options. According to respondents, the lower impact on the environment and the promotion of innovation are the main advantages associated with the use of these environmentally friendly packaging, while the higher cost and lack of alignment of ideas between the company and suppliers/distributors are the main disadvantages. This study collected information and real opinions on sustainable packaging that where not previously published or available, as far as we know. The second chapter describes the activities developed and skills acquired during the internship in community pharmacy, at Farmácia Moderna, located in Aveiro, under the guidance of Dr.ª Sofia Pereira. This internship took place from February 7 to June 22, 2022.porCosméticosEconomia CircularEmbalagensEmbalagens de CosméticosSustentabilidadeEmbalagens “sustentáveis” para produtos cosméticos: clarificação de conceitos e implicações de comercializaçãoExperiência Profissionalizante na vertente de Farmácia Comunitária e Investigaçãomaster thesis203389603