Fonseca, Maria Susel Pereira2014-06-022014-06-022009http://hdl.handle.net/10400.6/1758A presente dissertação constitui o resultado de um trabalho feito com os alunos no âmbito do Contrato de Leitura e da construção de um Portefólio. Como afirmam Conceição Coelho e Joana Campos (2003), novas exigências e novos contextos devem, forçosamente, impulsionar as novas práticas pedagógicas. O trabalho desenvolvido permitiu reflectir sobre a importância da Leitura e a criação de novos instrumentos de avaliação. O que é o Portefólio e quais os contributos que traz para a avaliação dos alunos foram as questões a que tentámos dar resposta. O relato da nossa experiência com alunos do Ensino Secundário, bem como os critérios relativos à sua avaliação, constituíram parte integrante desta dissertação.porEnsino-aprendizagemLíngua maternaLeituraPortefólioO portefólio na aula de língua materna: professor/aluno: semelhanças e diferençasmaster thesis