Carvalheiro, José Ricardo PintoSilva, Edna de MelloMenezes, Gizeli Costa Bertollo2018-06-012018-06-012017-09http://hdl.handle.net/10400.6/4761As tecnologias digitais e as possibilidades despertadas com a convergência dos meios rompem com a antiga arquitetura da comunicação unidirecional, ao dar voz ao receptor. As novas audiências, nem sempre, se contentam em ser meros consumidores. Estabelecem novas estruturas sociais de conversação e passam a ser protagonistas de suas histórias, no atual e complexo ecossistema midiático, digital e interativo. Nesse cenário em transição, a televisão, principal mídia de massa do século XX redefine seus modos de produção e distribuição de conteúdos, em busca da manutenção do seu status quo. Essa transição da “sociedade dos meios”, com mensagens veiculadas para as massas, para a “cultura da convergência”, preconizada Henry Jenkins (2009), na qual emerge a televisão digital, interativa e multidirecional é o cenário de fundo desta investigação, que direciona o olhar para o serviço público de televisão no Brasil e Portugal, num momento em que os dois países vivenciam seu processo de migração do sinal analógico para o digital. Ao contextualizar e comparar distintas realidades, procuramos perceber o comportamento desse novo consumidor da televisão pública portuguesa (RTP1) e brasileira (TVBRASIL), no sentido de verificar o seu grau de participação diante das ferramentas interativas disponibilizadas nos programas 5 Para Meia Noite e Estúdio Móvel, bem como, a reação da produção diante da participação do telespectador. Os resultados da pesquisa indicam: Que as mudanças tecnológicas no campo da comunicação exigem investimentos de ordem econômica, que nem sempre os mecanismos públicos estão dispostos a fazer. Que muito mais do que econômicas, as mudanças são culturais e exigem tempo de adaptação por ambos os lados, produção e recepção. Que a tão divulgada multidireccionalidade televisiva está em processo embrionário mas começa a mostrar-se como uma grande aliada do público, ao possibilitar a abertura de canais de conversação e participação. Que as audiências, ao optarem pelas múltiplas telas, mais dinâmicas e interativas, deixam de acompanhar seus programas de forma individualizada para experienciar uma prática interligada em rede, formando comunidades virtuais.The digital technology and the possibilities brought by the media convergence break up with the old unidirectional communication architecture as it gives voice to the receptor. The new audiences are not always satisfied on being mere consumers and establish new social structures of conversation, turning into leading figures of their own histories, in the current and complex media ecosystem, which is digital and interactive. In this transition scenario, the television, which was the main mass media in the 20th century, redefines its means of production and distribution of contents, looking for keeping its status quo. This transition from “media society”, with messages transmitted to the mass, to “convergence culture”, suggested by Henry Jenkins (2009), in which emerges digital, interactive and multidirectional television, is the background of this investigation, which looks at the public television service in Brazil and Portugal, in a moment when both countries experiment the process of migration from analogical to digital signal. By contextualizing and comparing different realities, we try to understand the behave adopted by this new public television consumer in Portugal (RTP1) and Brazil (TVBRASIL), aiming to verify its degree of participation with the interactive tools available in the TV shows 5 Para Meia Noite and Estúdio Móvel, as well as the production’s reaction to the viewer’s reaction. The results of this research indicate that: the technological changes in communication demand economic investments which the public mechanisms are not always willing to do; more than economic, the changes are cultural and it takes time from both sides – production and reception – to be adapted to them; the multidirectionality of television – so widely publicized – is still in its embryonic process, but stats showing itself as a great ally for the public, by opening channels of conversation and participation; the audiences, when chose multiple screen, more dynamic and interactive, stop following their TV shows in an individualized way to experiment a network interconnected practice, creating virtual communities.porTelevisão PúblicaTelevisão Digital - MultidirecionalidadeTelevisão Digital - InteratividadeTelevisão Digital - ParticipaçãoDas grandes audiências às comunidades em redeA multidirecionalidade na TV Pública brasileira e portuguesadoctoral thesis101401507