Merino, Francisco Alexandre Lopes FigueiredoCarneiro, Gabriel Sartori2023-11-102023-11-102023-03-092023-01-02http://hdl.handle.net/10400.6/13631Jogos digitais, sendo vistos como um produto multimídia, tem em sua construção um pletora de conteúdos midiáticos entrelaçados para formar um produto coeso. Considerando o ato de jogar, a presente pesquisa levantou questionamentos sobre em que pontos a narrativa, disposta em jogos, interage e interfere com as mecânicas de jogos. Para tanto, foi selecionado um corpus de estudo de quatro jogos digitais de teor narrativo, estabelecendo-os como foco de um processo de observação na busca de compreender como a narrativa de cada um é inserida no gameplay. A partir disso, foi ralizada uma análise utilizando a teoria de Ludemas para que se pudesse perceber os pontos de intersecção entre seus elementos de mecânicas e narrativas, e os pontos foram dispostos em quadros comparativos. Com a escolha de quatro jogos diferentes, pode-se observar que, dependendo da proposta apresentada no gameplay, o jogo tem abertura para diferentes maneiras de integração da narrativa, variando em importância, frequência de exposição e métodos de representação. Como produto final desta análise, foi elaborada uma proposição visual que contém três classificações para as integrações entre mecânicas e narrativas: ativa, passiva e imersiva. Essas classificações contribuem, de forma concisa, no exercício de identificação e distinção da maneira que elementos diferentes de gameplay interagem com suas narrativas.Digital games, being seen as a multimedia product, have in their construction a plethora of media contents intertwined to form a cohesive product. Considering the act of playing, the present research raised questions about at what points the narrative, arranged in games, interacts and interferes with game mechanics. With that in mind, a study corpus composed of four digital games with expressive narrative content was selected, the same being the focus of an observation process in search of understanding how the narrative of each one is inserted in the gameplay. From this, an analysis was made using the Ludemas theory so that the points of intersection between its elements of mechanics and narratives could be perceived, and the points were arranged in comparative tables. With the selection of four different games, it is noticeable that, depending on the proposal presented in the gameplay, the game is open to different ways of integrating the narrative, varying in importance, frequency of exposure and methods of representation. As a final product of this analysis, a visual proposition was elaborated that contains three classifications for the integrations between mechanics and narratives: active, passive and immersive. These classifications contribute concisely to the exercise of identifying and distinguishing the way different gameplay elements interact with their narratives.porGameplayInteração ImersãoJogosLudemasNarrativasA interação entre mecânicas e narrativasmaster thesis203383087