Filgueiras, Ernesto VilarSilva, Victor Andrade eSantos, João Pedro Ferreira2022-12-092022-12-092022-07-292022-06-30http://hdl.handle.net/10400.6/12509Desde a Idade Média que os jogos de cartas clássicos são reconhecidos e jogados por milhões de pessoas ao redor do mundo. Estes jogos assumem inúmeros visuais estéticos e modos de jogabilidade, demonstrando portanto o valor do formato de cartas enquanto peças de jogo. Formato este que, com o passar do tempo, deu origem aos primeiros jogos de cartas modernos, e por sua vez aos jogos de cartas colecionáveis. Que inspirados pelos media de cartas colecionáveis, jogos tabletop, vídeo jogos, e até livros e Manga, têm vindo a crescer e a expandir-se física e digitalmente. No entanto, e apesar do seu sucesso iminente, denota-se uma falta de documentação relativa à transição dos jogos de cartas clássicos com os jogos de cartas colecionáveis, tanto no âmbito da sua história como dos seus elementos de design. Felizmente, o oposto é verdade para os jogos e cartas clássicos, que possuem uma extensa bibliografia em todas as suas facetas, o que possibilita uma demarcação de todas as suas fases de desenvolvimento, que pode ser utilizada para delinear a sua influência, histórica e mecânica, nos jogos de cartas colecionáveis. Esta dissertação visa ao desenvolvimento de uma análise comparativa, direcionada a fatores históricos e mecânicos, que levem a um melhor entendimento dos jogos de cartas clássicos e colecionáveis, de modo a traçar uma relação entre estes. Adicionalmente, é analisado o impacto do elemento digital sob estes, tudo com o objetivo de melhor entender o porquê do seu sucesso e auxiliar futuros pesquisadores no desenvolvimento de estudos e projetos.Since the Middle Ages, classic card games have been recognized and played by millions of people around the world. These games take on numerous aesthetic looks and gameplay modes, thus demonstrating the value of the card format as game pieces. This format, over time, gave rise to the first modern card games, and in turn to collectible card games. Which, inspired by the trading card media, tabletop games, video games, and even books and Manga, have been growing and expanding physically and digitally. However, despite its imminent success, there is a lack of documentation regarding the transition from classic card games to collectible card games, both in terms of its history and its design elements. Fortunately, the opposite is true for classic games and cards, which have an extensive bibliography in all their facets, which allows a demarcation of all their stages of development, which can be used to delineate their historical and mechanical influence in collectible card games. This dissertation aims to develop a comparative analysis, directed to historical and mechanical factors, which lead to a better understanding of classic and collectible card games, in order to trace a relationship between them. Additionally, the impact of the digital element on these games is analyzed, with the aim of better understanding the reason for their success and helping future researchers in the development of studies and projects.porJogos de CartasJogos de Cartas ClássicosJogos de Cartas ColecionáveisJogos de Cartas Colecionáveis DigitaisEvolução dos Jogos de Cartas: Dos Clássicos em papel aos colecionáveis digitaismaster thesis203115791