Simões, Maria de Fátima de JesusMelo, Márcia Nobre Herrera de2024-07-082024-07-082024-06-27http://hdl.handle.net/10400.6/14445A ansiedade em meio escolar tem sido reportada por muitos estudos ao longo do tempo. Recentemente o Brasil foi considerado o país com mais casos de depressão e ansiedade durante a pandemia do SARS-coV2, liderando uma lista de 11 países e destes, 63% dos sintomas se referem a ansiedade. Diante destes fatos essa pesquisa tem por objetivo investigar o aumento da ansiedade e dos problemas de sono em estudantes adolescente do 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, relacionando-os com o cronotipo, a carga horária/horários, os exames seletivos e o período da pandemia de Covid 19. O estudo também objetiva entender como os estudantes percebem esses construtos. Participaram deste estudo 91 alunos, com idades entre 14 a 21 anos, estudantes do 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, sendo 64,8% do sexo feminino (n= 59) e 35,2% do sexo masculino (n= 32) de três escolas públicas estaduais e uma escola da rede privada, localizadas no munícipio de Santana/Amapá. A pesquisa caracteriza-se como sendo um estudo de método misto sequencial explanatório, uma vez que sua realização se deu através da perspectiva pragmática, onde houve uma coleta e análise sequencial de dados quantitativos e qualitativos. A coleta de dados quantitativos foi realizada através de um questionário online e a dos dados qualitativos foi através da entrevista semiestruturada. Os resultados da pesquisa indicam que 47,3% dos estudantes sofrem de ansiedade severa e moderada sendo o grupo feminino o mais afetado. Quanto a quantidade e qualidade do sono verificou-se que os estudantes estão dormindo pouco, pois 56,6% acordam várias vezes durante a noite e 39% se sentem sonolentos ao acordar. Os estudantes do 3º ano do ensino médio apresentaram índices maiores de ansiedade e uma pior qualidade do sono, esses fatos estão relacionados com a carga horária excessiva das aulas, muitas horas de estudos para os exames e o encerramento das aulas presenciais. Concluímos que o encerramento das aulas, o confinamento social, as cargas horárias excessivas e os processos seletivos, destarte para o Enem têm prejudicado a saúde física e mental dos estudantes, levando a quadros graves de ansiedade, alterando o seu sono e prejudicando as suas relações familiares, escolares e esportivas. Os fatos são preocupantes, pois o Estado do Amapá tem um índice elevado de suicídios entre os adolescentes, pelo que políticas educacionais de prevenção e acompanhamento psicológico voltadas a esse grupo se fazem necessárias.Anxiety in the school environment has been reported by many studies over time. Brazil was recently considered the country with the most cases of depression and anxiety during the SARS-CoV-2 pandemic, leading a list of 11 countries and of these, 63% of the symptoms refer to anxiety. Given these facts, this research aims to investigate the increase in anxiety and sleep problems in adolescent students in the 9th grade of elementary school and 3rd grade of high school, relating them to the chronotype, the workload/schedules, the selective exams and the period of the Covid 19 pandemic. The study also aims to understand how students perceive these constructs. The study included 91 students, aged between 14 and 21 years, students in the 9th grade of elementary school and 3rd grade of high school, 64.8% female (n = 59) and 35.2% male (n= 32) from three state public schools and one private school, located in the municipality of Santana/Amapá. The research is characterized as an explanatory sequential mixed method study, since it was carried out through a pragmatic perspective, where there was a sequential collection and analysis of quantitative and qualitative data. Quantitative data collection was performed through an online questionnaire and qualitative data was collected through semi-structured interviews. The survey results indicate that 47.3% of students suffer from severe and moderate anxiety, with the female group being the most affected. As for the quantity and quality of sleep, it was found that students are sleeping little, as 56.6% wake up several times during the night and 39% feel sleepy when waking up. Students in the 3rd year of high school had higher levels of anxiety and worse sleep quality, these facts are related to the excessive workload of classes, many hours of study for exams and the closure of face-to-face classes. In conclusion that the closure of classes, Social Confinement, excessive workloads, and selection processes, for the Enem, have harmed the physical and mental health of students, leading to serious anxiety, altering their sleep and harming their family, school and sporting relationships. The facts are worrisome, as the State of Amapá has a high rate of suicides among adolescents, which makes educational policies for prevention and psychological support aimed at this group necessary.porConfinamento socialEnsino fundamentalEnsino médioAnsiedade no estudanteAulas remotasPrevençãoA ansiedade, o cronotipo e os horários no contexto escolardoctoral thesis101661479