Osório, Paulo José Tente da Rocha SantosFerreira, Graça Maria Gomes Loureiro2014-06-062014-06-062010-10http://hdl.handle.net/10400.6/1815O trabalho de investigação que apresentamos emergiu de uma inquietação que tem acompanhado a nossa prática pedagógica: a de saber o motivo pelo qual os alunos, ao nível do 1º ciclo do Ensino Básico, escrevem com tanta incorrecção ortográfica. É nossa intenção perceber quais são os erros mais frequentes na escrita da população-alvo do nosso estudo, as causas que poderão estar subjacentes a esse problema e procurar estratégias e meios de actuação pedagógico-didácticos que possam contribuir para ultrapassar esta situação. Como forma de operacionalizar o problema desta pesquisa foi realizado um estudo empírico o qual se baseou na análise de erros constantes em diversos trabalhos escolares propostos a um grupo de crianças de 1º ciclo com deficiências ortográficas a nível da produção escrita.This research that we present emerged from a worry that is accompanied with our pedagogical practice: which is why our pupils, in primary level, write with many orthographic mistakes. It is our intent to understand, which are the most common mistakes in writing in the target of our study, the causes that can be subjacent to that problem and search for strategies and means to act in a pedagogical-didactive way, that can contribute to overcome this situation. As a way to operate the problem of this research, an empiric study was conducted, which had its base to analyze the constant mistakes in several school works, proposed to a group of children from the primary level with orthographic difficulties in terms of writing.porOrtografiaMetacogniçãoEscrita - AprendizagemErro ortográficoA escrita escolar no 1º ciclo do ensino básico: da reflexão metalinguística às estratégias metacognitivasmaster thesis