Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidaLamelas, Anabela de Carvalho e2015-05-292015-05-2920122012-06http://hdl.handle.net/10400.6/3405Pretendemos, neste trabalho de reflexão, analisar a importância do uso de textos de imprensa no ensino de ELE. Os textos dos media revelam grande interesse prático: a actualidade dos assuntos tratados; o contacto com a língua real, quotidiana, normativa; o facto de serem veiculadores de cultura, informações e opiniões que podem levar para a sala de aula a realidade do país cuja língua os nossos alunos estão a conhecer. Na aprendizagem de uma língua estrangeira, é suposto que o aluno desenvolva todas as suas competências, como sejam a linguística, a comunicativa ou a intercultural. Para o efeito, o professor deve preocupar-se com a escolha de textos que possam constituir amostras reais, passivos de exploração em diversas vertentes, em prol de um conhecimento mais alargado dos mecanismos linguísticos, pragmáticos e culturais que envolvem o domínio dessa aprendizagem. Desta forma, procuraremos destacar e explorar algumas das vantagens da utilização deste tipo de textos, sugerindo, dentro do pouco que dominamos desta matéria, metodologias que nos pareceram pertinentes para utilizar em contexto de ensino-aprendizagem das aulas de ELE. Apresentaremos algumas propostas que experimentámos na nossa prática pedagógica.porEnsino-aprendizagem - Tecnologias da informação e comunicaçãoEnsino de línguas estrangeiras - InterculturalidadeAula de ELE - MediaProfessor - AlunoO uso de textos dos media nas aulas de ELEmaster thesis