Marques, Carla Susana da EncarnaçãoTeixeira, Zélia Maria da Silva SerrasqueiroBraga, Alexandra Maria da Silva2017-02-112017-02-112016-10http://hdl.handle.net/10400.6/4388The ability to innovate is recognized, internationally, as a key factor of competitiveness in the business world. In the services sector, the rapid growth of knowledge intensive business services (KIBS), has demonstrated that they have a very important role in innovation processes. The scientific community, increasingly, recognizes that service firms innovate alone, but, more importantly, innovation, in this sector, affects all sectors of the economy, due to the transfer of their innovation to other economic activities. The KIBS act as knowledge spreaders, contributing, in different ways, to the process of innovation of related firms: facilitators, carriers and/or sources of innovation. The literature also emphasizes its role as innovation co-producers. In this context, through inter-firm cooperation, it is possible to share and/or create knowledge. This provides a positive output for the firms involved, either in terms of technology, or by creating new products/services. In light with such arguments, approaching the influence of KIBS in firms with regard to innovation seems to be critical to knowledge. In order to achieve this goal, we developed a study mapping scientific publications, intellectual structure and research trends on the intensive business services in knowledge, highlighting the current mainstream approaches on the topic of innovation and knowledge, supported empirically, which identified the relationship between the dimensions that influence the processes of innovation and internationalization in Portuguese KIBS fims. The framework consists of five key dimensions: innovation, knowledge, cooperation, localization and internationalization. A first approach used qualitative data (interviews with KIBS’ CEOs and academic experts). Subsequently two quantitative studies used data gathered through investigation in KIBS firms listed statistics official on R & D in Portugal, produced from the Survey on Scientific and Technological Potential (IPCTN) Firms, yielding a total of 58 responses (approximately a response rate of 15%). To empirically test the research hypotheses, we used univariate and multivariate statistical analysis. The results obtained support the relationships between the selected key dimensions (innovation, knowledge, network, location and internationalisation) — proposed on the literature review. The results show that knowledge personalisation has a positive influence in proactive strategies of internationalization, such as, external innovation and new organizational methods. When KIBS cooperate with clients it has a positive impact in reactive and cost strategies of the internationalization process. Therefore, the results of this study indicate that high levels of cooperation with other firms and universities, urban location and social, institutional and technical knowledge of KIBS, favor both the firms’ innovation and their entry into new foreign markets – internationalisation.A capacidade de inovar é reconhecida, a nível internacional, como um fator fundamental de competitividade no mundo empresarial. No setor dos serviços, o rápido crescimento dos serviços empresariais intensivos em conhecimento (Knowledge- Intensive Business Services - KIBS), tem mostrado ter um papel muito importante nos processos de inovação. A comunidade científica cada vez mais reconhece que as empresas de serviços inovam por si próprias e, além disso, a inovação neste setor afeta todos os setores da economia, ao transferir a sua inovação para outras atividades económicas. Os KIBS funcionam como transmissores de conhecimento, contribuindo de diferentes formas para o processo de inovação das empresas com quem se relacionam: como facilitadores, transportadores e/ou fontes de inovação. A literatura sublinha mesmo o seu papel de co-produtores de inovação. Neste contexto, e através da cooperação entre empresas, é possível partilhar e/ou criar conhecimento. Daqui resultará algum output favorável para as empresas envolvidas, seja em termos tecnológicos, seja através da criação de novos produtos/serviços. Perante este cenário, faz todo o sentido abordar a influência dos KIBS nas empresas, no que respeita à inovação. De forma a alcançar este objetivo, desenvolveu-se um estudo assente num mapeamento das publicações científicas, estrutura intelectual e tendências de investigação relacionadas com os serviços empresariais intensivos em conhecimento, destacando-se as abordagens atuais de referência sobre a temática da inovação e do conhecimento, corroborado por um suporte empírico que permitiu identificar as relações entre a dimensões que influenciam os processos de inovação e internacionalização nas empresas KIBS portuguesas. O quadro de referência é composto por cinco dimensões chave: inovação, conhecimento; cooperação, localização e internacionalização. Numa primeira abordagem desenrolou-se um estudo qualitativo, que consistiu na realização de entrevistas a CEOs de KIBS e a especialistas académicos, e que culminou em dois estudos quantitativos, os quais utilizaram dados recolhidos, através de inquérito, em empresas KIBS que constam das estatísticas oficiais sobre I&D em Portugal, produzidas a partir do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional (IPCTN) às Empresas, tendo-se obtido um total de 58 respostas (taxa de resposta de cerca de 15%). Para testar empiricamente as hipóteses de investigação, recorreu-se à análise estatística, univariada e multivariada. Os resultados obtidos permitem apoiar as relações entre as dimensões chave selecionadas (inovação, conhecimento, redes, localização e internacionalização) - propostas na literatura. Os resultados mostram que a personalização do conhecimento tem uma influência positiva em estratégias pró-ativas de internacionalização, tais como, a inovação externa e os novos métodos de organização. Quando os KIBS cooperam com os clientes há um impacto positivo nas estratégias reativas e de custo da internacionalização. Por outro lado, as estratégias reativas e de custos de internacionalização são influenciadas negativamente pela personalização do conhecimento, partilha de conhecimentos e pela inovação interna. Os resultados deste estudo indicam, também, que os altos níveis de cooperação com outras empresas e universidades, a localização urbana e o conhecimento social, institucional e técnico de KIBS, favorecerem a inovação e a entrada de ambas as empresas em novos mercados estrangeiros – internacionalização.engKnowledge intensive business services (KIBS)Knowledge intensive business services (KIBS) - InovaçãoKnowledge intensive business services (KIBS) - ConhecimentoKnowledge intensive business services (KIBS) - InternacionalizaçãoKnowledge intensive business services (KIBS) - EmpresasInfluence of knowledge intensive business services (KIBS) on firm innovationdoctoral thesis101486529