Leitão, João Carlos CorreiaRebelo, Francisco José Machado2021-01-142021-01-142020-07-212020-06-30http://hdl.handle.net/10400.6/10966No contexto de mercados globais, o setor dos serviços tem vindo a ser objeto de numerosos estudos, que o posicionam como um setor crítico e muito relevante para a promoção, a adoção e a rápida difusão da inovação, nas economias de diferentes países. Em face dos novos desafios colocados aos mercados globais, a inovação tornou-se essencial para as empresas se manterem competitivas e assegurarem a sua sobrevivência. Com o objetivo de contribuir para os estudos na área da inovação, a presente dissertação analisa os fatores determinantes da performance inovadora das empresas de serviços, abordando dois grandes grupos de empresas, atendendo à intensidade de incorporação do fator produtivo: conhecimento; designadamente, as empresas de serviços intensivos em conhecimento (KIS) e as empresas de serviços menos intensivos em conhecimento (LKIS). Fazendo uso de dados secundários coligidos a partir do Community Innovation Survey (CIS) - CIS 2010, efetuou-se um estudo comparativo aplicado a 2381 pequenas e médias empresas (PME), em Portugal, e 2535 PME, na Noruega. Procedeu-se à estimação de modelos Binários de Valores extremos (Gombit), que permitiram avaliar as relações entre as competências tecnológicas, de recursos humanos e organizacionais, das relações com o mercado e das ligações de coopetição com a performance inovadora das empresas, em termos de inovação de produto, serviço, processo e eco-inovação. As evidências empíricas agora obtidas evidenciam que a maioria dos grupos de fatores determinantes identificados na revisão de literatura, influencia de forma positiva e significativa a performance inovadora das empresas KIS e LKIS, em ambos os países, assim como, se constata uma influência positiva e significativa da coopetição sobre a performance inovadora das empresas em estudo.In the context of global markets, the services sector has been the subject of numerous studies, where it is positioned as a critical and very relevant sector for the promotion, adoption and rapid diffusion of innovation, in different countries. Regarding the major challenges facing global markets, innovation has become essential for companies to remain competitive and ensure their survival. In order to contribute to studies in the area of innovation, this dissertation analyzes the determining factors of the innovative performance of service companies, addressing two large groups of companies, taking into account the intensity of incorporation of the production factor: knowledge; namely, knowledge-intensive services (KIS) companies and less knowledge-intensive service (LKIS) companies. Using secondary data collected from the Community Innovation Survey (CIS) - CIS 2010, a comparative study was carried out applied to 2381 small and medium-sized enterprises (SMEs), in Portugal, and 2535 SMEs, in Norway. Several Binary models of extreme values (Gombit) were estimated, which made it possible to assess the relationship between technological, human and organizational competences, relations with the market and coopetition links with the innovative performance of companies, in terms of product, service, process and eco-innovation. The empirical evidence now obtained shows that most groups of determining factors identified in the literature review, positively and significantly influence the innovative performance of the KIS and LKIS companies, in both countries, as well as, there is a positive and significant influence of coopetition on the innovative performance of the companies under study.porCoopetiçãoEco-InovaçãoInovaçãoPerformanceServiçosFatores Determinantes da Performance Inovadora de Empresas de Serviços Portuguesas vs. Norueguesasmaster thesis202576809