Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidaManteigueiro, Joana Barata2018-09-032018-09-032015-11-42015-10-1http://hdl.handle.net/10400.6/6054O presente relatório tem como objetivo centrar a nossa atenção na importância da formação do leitor literário e na utilidade das estruturas culturais para que se consiga criar um leitor de excelência. Acreditamos que, tanto no ensino e aquisição da Língua Materna (o Português), como no ensino e aprendizagem da Língua Estrangeira (o Espanhol), a leitura é um componente essencial na vida ativa do aluno, que vai requer estruturas culturais indispensáveis para compreender a realidade sócio-linguística onde ele está inserido. Assim sendo, a cultura e os tipos de cultura vão ter influência na formação do indivíduo, uma vez que cada um de nós tem uma determinada identidade que se vai moldando, de acordo com a cultura que o rodeia. Apresentaremos, ainda, uma reflexão sobre o Estágio Pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão, no ano letivo 2014/2015. Neste âmbito, refletiremos sobre algumas das aulas lecionadas, enquanto professoras estagiárias de Espanhol e Português, sobre os objetivos dos processos de aquisição e de aprendizagem, as técnicas e estratégias utilizadas e os métodos aprendidos. Descreveremos também as atividades extracurriculares promovidas e realizadas pelo Núcleo de Estágio.El presente informe tiene como objetivo concentrar nuestra atención en la importancia de la formación del lector literario y en la utilidad de las estructuras culturales para que consiga crearse un lector de excelencia. Acreditamos que, tanto en la enseñanza y adquisición de la Lengua Materna (el Portugués), como en la enseñanza y aprendizaje de la Lengua Extranjera (el Español), la lectura es un componente esencial en la vida activa del alumno, que va a requerir estructuras culturales para comprender la realidad sociolingüística donde él vive. Por lo tanto, la cultura y los tipos de cultura tendrán influencia en la formación del individuo, una vez que, cada uno de nosotros tiene una cierta identidad que se va moldeando, conforme la cultura en la que somos hablantes. Presentaremos, aún, una reflexión sobre las Prácticas Pedagógicas realizadas en el Agrupamento de Escolas do Fundão, el presente curso 2014/2015. En este ámbito, haremos una reflexión sobre algunas de las clases impartidas, mientras profesoras en prácticas de Español y Portugués, sobre los objetivos de los procesos de adquisición y de aprendizaje, las técnicas y estrategias utilizadas y los métodos aprendidos. Además, describiremos las actividades extracurriculares propuestas y realizadas por el Grupo en Prácticas.porCulturaEspanholLeitorLeituraPortuguêsPrática PedagógicaA Formação do Leitor Literário e a Importância das Estruturas CulturaisRelatório de Estágiomaster thesis201645130