Vitória, Paulo dos Santos DuarteSantos, Isabel Cristina2023-11-232023-11-232023-06-122023-05-19http://hdl.handle.net/10400.6/13781Embora a incidência da Síndrome de Burnout (SB) seja predominante no contexto laboral, esta não é exclusiva do mesmo. Diversos investigadores sugerem que os estudantes universitários, em virtude das pressões sociais e académicas a que estão sujeitos, apresentam-se como uma população suscetível ao desenvolvimento desta síndrome. Por essa razão, denota-se uma grande preocupação em atuar na diminuição da sua prevalência, com alguns pesquisadores a indicar que a autocompaixão revela-se como um ponto-chave na mitigação das altas taxas de burnout. O presente estudo tem como objetivos descrever e analisar a situação da SB em estudantes da Universidade da Beira Interior, procurando diferenças entre grupos e analisar a relação entre a autocompaixão e o burnout nos alunos de medicina e psicologia. A amostra final foi constituída por 213 estudantes universitários, dos quais 161 (75,6%) eram do curso de medicina e 52 (24,4%) do curso de psicologia, com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos (média=22,61, DP=5,05), sendo a maioria mulheres (N=174, 81,7%). Os dados foram recolhidos mediante um questionário aplicado online entre os meses de novembro de 2021 e janeiro de 2022. Utilizaram-se a Escala de Burnout de Maslach para Estudantes (MBI-SS) e a Escala de Autocompaixão (EAC). A maior parte da amostra apresentou valores elevados nas dimensões Exaustão Emocional e Descrença e baixos na dimensão Eficácia. Além disso, 63 (29,6%) estudantes preencheram os critérios estabelecidos para o diagnóstico tridimensional da SB. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas nas dimensões de burnout para o género (valores mais elevados de exaustão emocional nas raparigas), o curso (valores mais baixos de eficácia no curso de medicina) e o ciclo de estudos (valores mais altos de exaustão emocional no 2º ciclo de Psicologia). Confirmou-se a existência de correlações entre as dimensões do burnout e diversas variáveis independentes. Mais especificamente, observou-se que a autocompaixão apresenta uma correlação negativa com as dimensões Exaustão Emocional e Descrença e positiva com a dimensão Eficácia. Constatou-se, a partir da regressão logística, que a autoavaliação do desempenho académico, o estado de saúde psicológica/mental e a autocompaixão são preditores significativos da presença da SB. Em suma, confirma-se a relação entre a autocompaixão e o burnout e o papel da autocompaixão como fator protetor da SB. Dado o potencial impacto negativo desta síndrome na saúde e bem-estar da comunidade estudantil e no sucesso das universidades, enfatiza-se a necessidade urgente de implementar medidas eficazes de prevenção e tratamento, onde a promoção e o reforço da autocompaixão pode desempenhar um papel importante.Although the incidence of Burnout Syndrome is predominant in a work context, it is not exclusive to it. Multiple investigators suggest that university students, given their social and academic pressure, are a susceptible group to the developing this syndrome. For this reason, there is great concern about diminishing its prevalence, with some researchers highlighting self-compassion as a key-point to mitigate high rates of burnout. The present study aims at describing and analyzing the burnout extent in students from University of Beira Interior, by looking for differences among groups and analyzing the correlation between self-compassion and burnout in medical and phycology students. The final sample was composed of 213 university students, from which 161 (75,6%) were from a medical degree and 52 (24,4%) from a phycology degree, with an age range from 18 to 64 years old (mean=22,61, SD=5,05) and having women as majority (N=174, 81,7%). The data was collected through an online questionnaire conducted from November 2021 to January 2022. The Maslach Burnout Inventory – Student Survey (MBI-SS) and the Self-Compassion Scale (SCS) were used. The biggest share of the sample shows high values of Emotional Exhaustion and Disbelief dimensions and low values of Efficiency dimension. Furthermore, 63 (29,6%) students fulfilled the established criteria for the three-dimensional diagnosis of burnout. Statistically significant differences in burnout dimensions were found regarding gender (higher values of emotional exhaustion for girls), degree (lower values of efficiency for the medical degree) and the cycle of studies (higher values of emotional exhaustion in the 2nd cycle of studies for psychology). A correlation was confirmed between the burnout dimensions and various independent variables. More specifically, there is evidence that self-compassion has a negative correlation with Emotional Exhaustion and Disbelief dimensions, while a positive one with Efficiency dimension. It was verified, through logistic regression, that the self-evaluation of academic performance, the psychological/mental health state and the self-compassion are significant predictors of the existence of burnout. In sum, a relationship between self-compassion and burnout is confirmed, as well as the role of self-compassion as a protecting factor against burnout. Considering the potential negative impact of this syndrome on the health and well-being of the student community and the success of universities, there is an urgent need to implement effective measures for prevention and treatment, in which the promotion and reinforcement of selfcompassion can play an important role.porAutocompaixãoEstudantes UniversitáriosMedicinaPsicologiaSíndrome de BurnoutUniversidade da Beira InteriorA Autocompaixão e a Síndrome de Burnout em Estudantes de Medicina e Psicologiamaster thesis203389921