Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaAzevedo, Manuel António Caetano2025-11-192025-11-192025-07-082025-06-03http://hdl.handle.net/10400.6/19298IIn recent years, a big focus of the aerospace sector has been to reduce it environmental impact. While the emissions of traditional combustion engines have been continuously reduced, new types of power units have been developed. Whilst electric power units can be used on small Unmanned Aerial Vehicle (UAV), this solutions is not viable for bigger ones due to its weight. In an effort to reduce emissions and not increase the weight of the power system, recently a series of Hybrid propulsion systems have been developed. These systems use 2 different types of energy source such as gasoline and electricity. When testing its efficiency it is necessary for the test bench to be capable of measuring the energy consumption of both sources. This dissertation focuses on building a test bench for propulsion systems with up to 2 kW of power and to have the ability of measuring the power consumption of both fuel and electricity. In order to build the test bench a thorough investigation of the various types of dynamometers was conducted, presenting their advantages and disadvantages in order to have a pondered choice. In the end, an Eddy current brake was built and for that a MATLAB algorithm was developed to decide the key parameters of it. In order to collect and analyse data a whole control and data collection system was programmed and built. Lastly, due to some faults on the equipment and time constraints, it was not possible to use the initially thought system and some modifications had to be applied. In order to validate the test bench two separate test were conducted. One using a combustion engine and other using an electric motor. During these tests it was found that while the test bench operated as intended, one of the load cells is too big for the engines that will be tested, causing uncertainty on the system and that the system may have to much inertia for smaller electric motors causing some overheating on its systems.Nos últimos anos, o setor aeroespacial tem dado uma grande ênfase à redução do seu impacto ambiental. Embora as emissões dos motores de combustão tradicionais tenham sido progressivamente reduzidas, também foram desenvolvidos novos tipos de unidades de propulsão. Apesar de os sistemas de propulsão elétrica serem adequados para pequenos UAVs, esta solução não é viável para aeronaves de maior dimensão devido às limitações de peso. Com o objetivo de reduzir as emissões sem aumentar o peso do sistema, surgiram sistemas de propulsão híbridos. Estes sistemas utilizam duas fontes de energia distintas, como gasolina e eletricidade. Ao testar a sua eficiência, é necessário que o banco de ensaio consiga medir o consumo de energia de ambas as fontes. Esta dissertação foca-se na construção de um banco de ensaio para sistemas de propulsão até 2 kW, com capacidade para medir o consumo tanto de combustível como de eletricidade. Para conceber o banco de ensaio, foi realizada uma investigação aprofundada sobre os vários tipos de dinamómetros, analisando as suas vantagens e desvantagens de forma a fundamentar a escolha. Foi então construído um travão de correntes de Eddy, tendo sido desenvolvido um algoritmo em MATLAB para determinar os seus parâmetros principais. Foi ainda programado e implementado um sistema completo de controlo e aquisição de dados, com o objetivo de recolher e analisar os dados obtidos. No entanto, devido a falhas no equipamento e a limitações de tempo, não foi possível utilizar o sistema inicialmente previsto, sendo necessárias algumas adaptações. Para validar o banco de ensaio, foram realizados dois testes distintos: um com um motor de combustão e outro com um motor elétrico. Durante os testes, verificou-se que, embora o banco de ensaio funcionasse conforme o esperado, uma das células de carga é demasiado grande para os motores a testar, introduzindo incertezas nas medições. Além disso, a inércia do sistema poderá ser excessiva para motores elétricos de menor dimensão, o que poderá causar sobreaquecimento nos seus componentes.engBancada de Teste de MotoresBateriaBinárioCombsutívelDinamómetroMotorPotênciaTravão de Correntes de EddyVelocidadeDevelopment of an Engine Test Bench for Hybrid Electric Propulsion Systemsmaster thesis204045835