Vieira, Cristina Maria da CostaBonifácio, Célia Maria Gomes2014-07-292014-07-292008http://hdl.handle.net/10400.6/2132O encontro com as palavras começa desde muito cedo. Podemos dizer que se dá logo à nascença. Pouco a pouco, elas vão-nos sendo ensinadas e vão tomando corpo nas coisas que observamos. Com elas, aprendemos a nomear, a reconhecer, a dar significado a tudo o que nos rodeia, baseados na necessidade que sentimos de apreender, descodificar ou desvendar. Esta aprendizagem começa, portanto, “muito antes da escolarização, quando a criança, ainda pequenina, se vai introduzindo no mundo da linguagem articulada” (Lepecki 1998: 12). É nesta idade que a criança questiona o mundo à sua volta, criando vínculos com a natureza, e que revela uma necessidade mental de sistematizar relações. A criança abre caminhos para uma lógica já complexa, através do diálogo. Mais tarde, a aprendizagem da escrita e da leitura surge no momento em que ela precisa explorar e indagar o mundo exterior. A escola tem um papel imprescindível neste processo. [...]porDesenvolvimento cognitivoPoesiaCriação poéticaEquilíbrio emocionalEspaço e papel da poesia no desenvolvimento cognitivo e no equilíbrio emocional da criança do 1º ciclomaster thesis