Cardoso, António João MarquesFidalgo, João Pedro Matos Lopes2019-12-162019-12-162017-11-152017-10-3http://hdl.handle.net/10400.6/7848As descobertas científicas e o avanço tecnológico observados no último século e meio foram vertiginosos, superando em muito tudo o que havia sido descoberto até aos meados do século XIX. O avanço tecnológico e o desenvolvimento da sociedade moderna estão interligados, confundindo-se ao ponto de muitas dessas descobertas serem encaradas como naturais e, portanto, torna-se inconcebível imaginar a nossa existência sem essas descobertas. Mas não se pense que o insaciável apetite pelas descobertas e pela evolução se contenta com o que já foi conseguido. Tal não faz parte do espírito humano e busca-se sempre a eficiência máxima dos engenhos desenvolvidos. Essa eficiência é imposta por fatores como os próprios indivíduos, os mercados, a economia, o meio ambiente ou as necessidades energéticas. Este estudo visa investigar e desenvolver um carregador destinado a veículos elétricos, direcionado para Sistemas Elétricos de Energia (SEE) do tipo DC, de forma a dar resposta e soluções ao nível da eficiência energética, com repercussão nos restantes fatores. A maioria dos dispositivos elétricos e eletrónicos das habitações são compatíveis com a utilização de alimentação do tipo DC, o que obriga à existência de retificação de energia AC para DC. Com a implementação de SEE do tipo DC, é possível obter ganhos ao nível da eficiência energética, pela eliminação de etapas de conversão de energia. Com a mudança no paradigma da produção e consumo de energia, estão em vias de ser implementadas redes DC à escala doméstica e de bairros. Estas permitem reduzir o número de etapas de conversão de energia, bem como as perdas na distribuição dessa mesma energia. Na implementação de redes DC, será necessário criar vários níveis de tensão, que permitam a ligação de diferentes tipos de cargas à rede. A criação dos níveis de tensão adequados será feita com recurso a conversores DC-DC. No tocante aos veículos elétricos, a temática do carregamento/descarregamento de um veículo elétrico para uma micro-rede ganhou hoje uma importância acrescida, pois os veículos, para além de consumidores, podem também ser fornecedores de energia. Como o carregamento/descarregamento se processa a níveis de potência elevados, importa usar dispositivos destinados a minimizar as perdas resultantes dos processos de conversão de energia. No sentido de apurar a efetividade dos métodos aplicados, recorreu-se a um protótipo do conversor DC-DC multinível modular, para a realização dos ensaios experimentais e obtenção de resultados pretendidos.The scientific discoveries and the technological advance observed in the last century and a half were vertiginous, far exceeding everything that had been discovered until the mid-nineteenth century. The technological advancement and development of modern society are interlinked, confusing themselves to the point that many of these discoveries are regarded as natural, and therefore it becomes inconceivable to imagine our existence without these discoveries. But do not think that the insatiable appetite for discoveries and evolution is content with what has already been achieved. This is not part of the human spirit, and the maximum efficiency of the developed equipment is always sought. This efficiency is imposed by factors such as individuals themselves, markets, economics, the environment, or energetic needs. This study aims to investigate and develop a charger for electric vehicles, directed to DC Electric Energy Systems (ESS), in order to provide answers and solutions in terms of energy efficiency, with repercussion on the other factors. Most home electrical and electronic devices are compatible with the use of DC power type, which requires the existence of rectification of AC power to DC. With the implementation of DC type ESS, it is possible to achieve gains in energy efficiency by eliminating energy conversion steps. With the change in the paradigm of energy production and consumption, DC networks are being implemented at the domestic and neighborhood levels. These allow to reduce the number of stages of energy conversion, as well as losses in the distribution of that same energy. In the implementation of DC grids, it will be necessary to create several voltage levels, which allow the connection of different types of loads to the network. The appropriate voltage levels will be created using DC-DC converters. With regard to electric vehicles, the issue of charging / discharging an electric vehicle into a micro-grid has gained increasing importance today as vehicles, as well as consumers, can also be energy providers. As charging / discharging takes place at high power levels, devices designed to minimize losses resulting from power conversion processes must be used. In order to ascertain the effectiveness of the applied methods, a prototype of the modular multilevel DC-DC converter was used to carry out the experimental tests and obtain the desired results.porCarregamentoConversores Dc-DcDescarregamento.Sistemas de Armazenamento de EnergiaVeículo ElétricoControlo e Gestão do Carregamento de Sistemas de Armazenamento de Energia em Veículos Elétricos, Efetuado com Recurso a Conversores DC-DCmaster thesis202336875