Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidaRaposo, Olga Maria Fernandes2014-06-062014-06-062010-06http://hdl.handle.net/10400.6/1828O termo “erro ortográfico” evoluiu nos últimos anos, deixando de ser encarado como uma falha e assumindo uma grande importância no processo de ensinoaprendizagem. Sendo a escola um local privilegiado, compete à disciplina de Língua Portuguesa desenvolver e aperfeiçoar as competências dos alunos. Verificámos que o lapso (erro ortográfico) é importante para a evolução do aluno, cabendo ao professor proporcionar momentos para a superação do erro, orientando o aluno na construção do seu saber. Num trabalho desenvolvido na sala de aula, pretendemos demonstrar se existe progressão, ou não, ao nível do lapso (erro ortográfico). Para o efeito, seleccionámos dois grupos de turma, sendo um do terceiro ano de escolaridade e o outro do final do primeiro ciclo do ensino básico. A análise de dados baseou-se sobre a interpretação dos erros evidenciados nas produções escritas. No decorrer da dissertação, pretendemos ainda validar a importância do ciclo de escrita no contexto pedagógico, de modo a que os professores possam tomar consciência da importância desta visão como processo faseado, que exige um ensino explícito, onde os alunos possam ser construtores do saber.porEscrita - AprendizagemErro ortográficoO processo de escrita: estratégias de mecanismos auto-correctivos em contexto escolarmaster thesis