Martins, Júlio Manuel CardosoCairrão, Domingos Brigas2015-04-162015-04-162012-06http://hdl.handle.net/10400.6/3282A Teoria da Autodeterminação (SDT) é uma abordagem à motivação baseada numa meta teoria que realça a importância dos recursos próprios do ser humano na autorregulação do seu comportamento. Esta passa pela satisfação das necessidades psicológicas básicas (competência, autonomia e relacionamento), pois são elas que estão na base do comportamento autodeterminado (regulação para formas mais intrinsecamente motivadas). Este modelo teórico revela grande importância na compreensão do processo motivacional da forma como os alunos regulam o comportamento perante o compromisso com a atividade física. Assim, os principais objetivos deste estudo foram: (i) analisar as relações entre satisfação das necessidades psicológicas básicas (autonomia, competência e relacionamento), a regulação motivacional (autónoma e controladora) e as intenções dos alunos em praticar desporto fora da escola; (ii) Analisar a influência que a prática do Desporto Escolar tem na satisfação das necessidades psicológicas básicas (autonomia, competência e relacionamento), na regulação da motivação (autónoma e controladora) e nas intenções dos alunos em praticar desporto fora da escola. A amostra foi constituída por 399 alunos, de ambos os géneros (230 femininos e 169 masculinos) do 2º/3º ciclos e secundário do ensino regular público com uma média de idades de 13.6±2.1 anos (entre os 10 e os 20 anos). Os principais resultados evidenciaram que a satisfação das necessidades psicológicas básicas (em especial a competência), maximiza os níveis de motivação mais autodeterminada (em especial a intrínseca), que por sua vez podem determinar as intenções para práticas futuras de atividade física e assim promover estilos de vida mais ativos e saudáveis.The theory of self determination (STD) is an approach to motivation based on a theory that enhances the importance of the human beings own resources in the self regulation of ones behaviour. This happens by the satisfaction of the basic psychological needs (competence, autonomy, relationships), because they’re the basis of self determined behaviour (regulation by forms more intrinsically motivated). This theoretical model reveals great comprehensional importance in the motivational process of the way in which the pupils regulate their present behaviour by means of commitment to physical activity. So, the principal objectives of this study were: (I) Analyse the relationship between basic psychological needs (competence, autonomy, relationships) , motivational regulation,(autonomy and controller/dominator) and the intentions of the pupils to practice sport outside of the school environment; (II) Analyse the influence that the practice of sports at school has on the satisfaction of basic psychological needs (competence, autonomy, relationships), in the regulation of motivation (autonomy and controller/dominator) and in the intentions of pupils in the of practice of sport outside the school environment. The test/demonstration was undertaken by 399 pupils, of both sexes (230 females and 169 males) from the second and third grade and from the public comprehensive secondary schools with an average age of 13.6±2.1(between 10 and 20 years old). The principal results proved/showed that the satisfaction of the basic psychological needs(especially in competence), maximizes motivation levels by means of more self determination (especially intrinsic),and in turn they are able to influence the intentions for future physical activity and therefore promote more active and healthy life styles.porEducação física - AutodeterminaçãoDesporto escolar - MotivaçãoTeoria da autodeterminação aplicada ao contexto da educação físicaO papel da motivação na prática do desporto escolar e nas intenções dos alunos em praticar desporto fora da escola: relatório de estágiomaster thesis