Amaral, António2019-04-292019-04-292018Amaral, António (2018). Do poder do sagrado à sacralização do poder. Precedentes gregos de uma Teologia Política?. In: CULTUM. Excursos de Hermenêutica, Política e Religião. Covilhã: Editora LabCom.IFP, 256-272978-989-654-496-6http://hdl.handle.net/10400.6/7040Enquanto as épicas homérica e hesiodina espelharam um esforço para legitimar a superioridade aristocrática das basileiai, abrindo o precedente para a concepção grega de auto-suficiência (autárkeia) da Polis, já o cristianismo, na sua subliminar projecção secularizada, abriu, por seu turno, o precedente para uma concepção de autonomia, num itinerário que evolui gradualmente desde os reinos feudais da medievalidade e dos principados renascentistas para os Estados soberanos da modernidade, envolvendo, de permeio, alguns projectos de episódica e efémera dimensão imperial. É no interior desses nós mediacionais e secularizados de legitimação do poder que se domicilia uma Teologia Política que, no fundo e salvas as devidas distâncias, muito deve à germinal concepção de Religião Política na Grécia antiga.porTeologia PolíticaPoder e ReligiãoSacralização do PoderLegitimação do PoderReligião e Política na Cultura GregaCristianismo e SecularizaçãoDo poder do sagrado à sacralização do poder. Precedentes gregos de uma Teologia Política?book part