Oliveira, Catarina Sales Barbas deNóbrega, Deriscleia Rodrigues Ramos2024-09-042024-09-042024-07-05http://hdl.handle.net/10400.6/14500O estudo em tela analisa a política de cotas para negros no Brasil e as suas influên-cias no processo de construção identitária de estudantes contemplados por esta, tendo como lócus a UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte-RN-Bra-sil). Este pretende ser um estudo de caso ilustrativo das experiências desenvolvidas pelas universidades brasileiras que adotaram este sistema de reserva de vagas raci-ais. Interrogamo-nos se tal Ação Afirmativa pode ter uma consequência indireta so-bre o povo negro, alterando positivamente a configuração da sua identidade. Os objetivos específicos da pesquisa são: Analisar as políticas de cotas na perspetiva institucional; aferir as perceções dos estudantes cotistas sobre as políticas de cotas e identificar e descrever os processos de construção das identidades individual e co-letiva dos estudantes negros cotistas. Para avançar em busca por tal amplitude na análise, apresentamos o debate atual acerca de categorias analíticas como identi-dade, reflexividade, etnicidade e racismo, trazendo elementos constitutivos e mobi-lizadores da implementação das ações afirmativas para negros no ensino superior, presentes nas relações sociais brasileiras. A perspectiva teórica que orienta este es-tudo está ancorada na análise das interações simbólicas, contribuindo para iluminar a compreensão da influência do racismo nas micro e macro relações e no processo de construção das identidades. Buscando alcançar os objetivos da pesquisa, utiliza-se uma metodologia de investigação qualitativa, com recurso às técnicas de análise estatística, aplicação de inquéritos e realização de Grupos Focais com os estudantes cotistas da UFRN. Contempla, ainda, uma revisão bibliográfica da literatura perti-nente à temática. A partir dos resultados obtidos, a investigação infere a perspectiva institucional de busca por equidade e justiça, considerando a implementação de ins-tâncias de averiguação dos critérios para acesso às cotas raciais, apesar dos entraves de ordem material e social que dificultam a sua efetivação. Ainda, a investigação apreende as percepções dos estudantes cotistas acerca desta política, identificando que estes, ao ingressarem no ensino superior a partir desta reserva de vagas, são atravessados por uma consciência racial mais crítica, fortalecendo as suas identida-des individuais e coletivas. Apesar disso, identifica-se a ocorrência de um processo de estigmatização destes sujeitos pela condição de cotistas, atribuindo-lhes conota-ções pejorativas. A pesquisa aponta que este processo poderá acarretar consequên-cias negativas à permanência acadêmica e prospecta análises sociológicas futuras.The study in question analyzes the racial quota policy for black people in Brazil and its influences on the process of identity construction of students covered by it, ha-ving as its locus the UFRN (Federal University of Rio Grande do Norte-RN-Brazil). The intention is to provide an illustrative case study of the experiences developed by Brazilian universities that adopted this racial quota reservation system. We wonder whether such Affirmative Action can have an indirect impact on black people, posi-tively altering the configuration of their identity. The specific objectives of the re-search are: Analyze quota policies from an institutional perspective; assess the per-ceptions of quota students about quota policies and identify and describe the pro-cesses of construction of individual and collective identities of black quota students. To advance in the search for such breadth in the analysis, we present the current debate about analytical categories such as identity, reflexivity, ethnicity and racism, bringing constitutive and mobilizing elements of the implementation of affirmative actions for black people in higher education, present in Brazilian social relations. The theoretical perspective that guides this study is anchored in the analysis of sym-bolic interactions, helping to illuminate the understanding of the influence of racism in micro and macro relationships and in the process of identity construction. In pursuit of the research objectives, a qualitative research methodology is employed, using statistical analysis, application of surveys and holding of Focus Groups with UFRN quota students. It also encompasses a bibliographical review of the literature relevant to the topic. From the results obtained, the study infers the institutional perspective of equity and justice, considering the implementation of instances for investigating the criteria for access to racial quotas, despite the obstacles that hinder their effective implementation. Furthermore, the investigation captures the percep-tions of quota students regarding this policy, identifying that, upon entering higher education from this reserve of places, they are permeated by a more critical racial consciousness, strengthening their individual and collective identities. However, there is an occurrence of a process of stigmatization of these individuals due to their condition as quota holders, attributing pejorative connotations to them. The study indicates that this process could have adverse effects on academic retention and prospects for future sociological analyses.porPolítica de CotasEnsino superiorRacismoIdentidadeEstigmaEnegrecendo as universidades brasileiras: o processo de inclusão de estudantes negros através da política de cotas raciaisdoctoral thesis101686714