Moura, Paulo Jorge Lopes deGomes, Zenaida Veríssimo de Vasconcelos e2015-07-172015-07-1720122012-06http://hdl.handle.net/10400.6/3739Cabo Verde é um arquipélago sendo que, nalgumas ilhas o factor dispersidade faz com que seja muito difícil fornecer água e electricidade a certas localidades. A Electra, empresa de electricidade e água tem feito muitos esforços e investimentos no sentido de atender ao maior número possível de pessoas. O bom relacionamento com o cliente é um dos pontos prioritários da empresa. São frequentes as reclamações por parte dos clientes, principalmente no que diz respeito ao consumo onde alegam não ter consumido o que consta nas facturas levando a cabo uma série de análises relativamente ao histórico de leituras, facturação e consumo visando esclarecer e responder a reclamação efectuada. Com o objectivo de facilitar e evitar que o cliente se dirija às lojas para fazer reclamações muitas vezes infundadas a empresa decidiu desenvolver um Sistema de Informação (SI) que permitirá ao cliente ter acesso as suas informações comerciais, podendo ele próprio fazer as suas análises relativamente ao seu consumo dirigindo-se a empresa só se for realmente necessário. Para o desenvolvimento desse trabalho foi feito um estudo sobre os sistemas de informação, as aplicações Web e as tecnologias de informação existentes para o desenvolvimento Web entre as quais foi feita um estudo comparativo no sentido de escolher quais as soluções que melhor se enquadram no desenvolvimento do sistema de informação para comunicação e gestão de leituras de consumos de água e electricidade. Utilizando uma metodologia exploratória foi estudada o sistema comercial existente no sentido de entender principalmente os módulos respeitantes a leitura e facturação e, foram efectuadas alguns questionários junto aos funcionários que trabalham com o sistema. O sistema foi desenvolvido utilizando os recursos disponíveis na empresa levando em consideração as condições actuais da empresa, tanto a nível financeira como a nível de tecnologias de informação.Cape Verde is an archipelago of which, on some islands dispersivity factor makes it very difficult to provide water and electricity to certain localities. Electra, electricity and Water Company has made many efforts and investment to meet as many people as possible. A good customer relation is one of the priorities of the company. There are frequent complaints from customers, especially with regard to consumption which claim to have consumed the bills contained in carrying out a series of tests on the history of reading, billing and consumption in order to clarify and respond to complaints made. In order to facilitate and ensure that the customer goes to the shops to make unfounded claims often the company decided to develop an information system (IS) that will allow the customer to access their business information, he can do on their analysis its consumption is driving the company only if really necessary. To develop this work was done a study on information systems, Web applications and existing information technologies for Web development including a comparative study was made in order to choose the solutions that best fit the development of information system for management and communication readings of water consumption and electricity. Using an exploratory methodology was studied existing trading system in order to understand the modules mainly relating to reading and billing, and some questionnaires were conducted with employees who work with the system. The system was developed using the resources available in the company taking into account the current conditions of the company, both financially and in terms of information technology.porSistema de informação para comunicação - Gestão de leiturasSistema de informação - Interfaces WebSistema comercial - Electricidade - Gestão de leiturasSistema comercial - Água - Gestão de leiturasSistema de comunicação e gestão de leiturasmaster thesis