Martins, Júlio Manuel CardosoSilva, Mariana Afonso Gonçalves Matias da2015-04-082015-04-082011-06http://hdl.handle.net/10400.6/3210Este documento refere-se ao trabalho realizado no Estágio Pedagógico e a um estudo realizado na nossa escola no âmbito da obesidade infantil. No capítulo 1 (um) é apresentado o estágio realizado neste ano lectivo, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras. Neste estágio tinha como objectivo conhecer a realidade envolvente do professor de Educação Física, a nível da direcção de turma, da leccionação, e do desporto escolar. Leccionei e planeei as aulas a duas turmas de ensino secundário, durante o primeiro e o segundo período. O acompanhamento de direcção de turma foi realizado durante o terceiro período no qual me pude aperceber das responsabilidades e funções do director de turma. O Desporto Escolar que acompanhei durante todo o ano lectivo, participando em treinos e torneios de Badminton, como noutras actividades (Megasprint, Compal). São enunciadas ainda duas actividades organizadas pelo meu grupo de estágio, o “Surf at School” e o Projecto Pró-Lúdico Palmeiras Mais e Melhor Saúde, que tinham em vista servir a comunidade escolar. No capítulo 2 (dois) é apresentado um estudo, e o seu objectivo foi avaliar os efeitos da aplicação de um programa de actividade física na composição corporal e no nível de aptidão física em alunas obesas e pré-obesas. Foi seleccionado um grupo experimental constituído por 8 (oito) alunas (12,13±0,99 anos) e um grupo de controlo constituído também por 8 (oito) alunas (13,25±1,16 anos). O grupo experimental foi sujeito a 3 (três) dias de actividade física (treino aeróbio e treino de força) semanal, durante oito semanas. Para a avaliação da composição corporal e dos níveis de aptidão física, foi utilizada a bateria de testes do Fitnessgram, em ambos os grupos, antes e após as 8 (oito) semanas do programa. Foram utilizados testes não paramétricos para a avaliação das diferenças entre os grupos e entre os momentos de avaliação. O grupo experimental apresentou uma tendência para a estabilização dos valores da composição corporal e para o aumento dos níveis de aptidão física, contrariamente ao grupo de controlo, que apresentou uma tendência para o aumento da composição corporal e para a diminuição da aptidão física. Os resultados do presente estudo demonstram que um programa de actividade física permite a manutenção dos valores de composição corporal e de aptidão física numa amostra de estudantes obesos. Estes dados sugerem que a elaboração de programas de actividade física deve ser uma preocupação na população escolar.This document refers to work done in Teacher Training, and a study in our school as part of childhood obesity. In Chapter 1 presents the Teacher Training conducted in this academic year, the Quinta das Palmeiras School. At this stage aimed to know the reality of the surrounding physical education teacher, at the direction of the class, the teaching, and school sports. I had the opportunity to teach and plan lessons to two classes of secondary education during the first and second period. The monitoring of the steering group was held during the third period in which I could realize the responsibilities and functions of tutors. The Sports School has been an experience that I have seen throughout the school year, both in training and tournaments in which I participated in Badminton, as in other activities (Megasprint, cross country, Compal, Handball Tournament). They are listed as two activities organized by my group stage, "Surf at School" Project and Pro-Playful Palmeiras More and Better Health, which was intended to serve the school community. In Chapter 2 presents a study by my group stage, and the aim of the current study was to evaluate the effects of a physical activity-training program on body composition and physical fitness in female obese and pre obese students. An experimental group of eight students (12,13±0,99 years-old) and a control group of eight students (13,25±1,16 years-old) were selected. The experimental group was involved in a three-day physical activity per week (aerobic and strength training), during eight weeks. Fitnessgram protocol was used to evaluate body composition and physical fitness, in both groups, before and after the eight weeks training program. Non-parametric tests were used to evaluate differences between groups and between evaluation moments. The experimental group presented a trend to maintain body composition values and to increase physical fitness, in opposition to control group, which presented a trend to increase body composition and to decrease fitness levels. These data seem to demonstrate that a physical activity-training program allows maintaining body composition and physical fitness in a sample of obese students. These data suggest that physical activity-training program should be applied on school.porEducação física - Estágio pedagógicoEducação física - EscolaActividade física - Ensino secundárioDesporto escolarRelatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Quinta das Palmeirasmaster thesis