Branco, Maria Luísa Frazão RodriguesMendes, Luís António2014-10-312014-10-3120092009http://hdl.handle.net/10400.6/2535Este estudo tem por objectivo identificar as representações sociais que os professores, membros dos órgãos de gestão de um agrupamento de escolas, têm acerca da cultura de escola e da influência das interacções sociais entre os membros da comunidade educativa. Sobre a mesma, exploram-se vários conceitos relevantes como: as representações sociais, a cultura organizacional, a cultura de escola e a problemática da cultura organizacional escolar. Tendo em conta este objectivo, foi elaborado um trabalho de natureza qualitativa, com recurso às técnicas da entrevista semi-estruturada e da análise documental, tendo como finalidade identificar aspectos da cultura de escola, quer como um todo, quer nas suas diversas componentes. Os dados obtidos, a partir do conjunto de significações que os docentes associam à cultura de escola, permitiram o apuramento de um clima de escola bastante positivo entre todos os actores educativos, reflectindo-se esse ambiente na organização e gestão do agrupamento de escolas, bem como nas actividades programadas e na interacção com a comunidade educativa. Afigura-se verdadeiramente fundamental que as escolas possuam e implementem uma cultura de escola, como forma de afirmar a sua identidade e perconizar os valores expressos no projecto educativo.porRepresentações sociaisPromoção da excelênciaCultura organizacionalSistema de representações sociaisRepresentações sociais dos órgãos de gestão acerca da cultura de escolamaster thesis