Dias, Claúdia Sofia LourençoRodrigues, Ricardo José de Ascensão GouveiaGaspar, Oclénia Glody Mota2024-01-152024-01-152023-12-112023-10-09http://hdl.handle.net/10400.6/14003Este estudo pretende investigar a relação entre Marketing e Inteligência Artificial no setor agroalimentar. De forma a consolidar o estado de pesquisa académica na área do Marketing e Inteligência artificial no setor agroalimentar, a opção metodológica assentou na elaboração de uma análise bibliométrica com recurso à técnica de coocorrência de termos. A analise incidiu sobre 60 artigos da base de dados da Web of Science. Os resultados da análise bibliométrica permitiram identificar dois clusters: Técnicas de Inteligência Artificial e qualidade, e Valor do produto e Inteligência Artificial. Também foi efetuado um estudo empírico quantitativo, de forma a examinar como a utilização de tecnologias de IA pelo departamento de marketing se relacionam com outros departamentos das empresas agroalimentares na União Europeia.This study aims to investigate the relationship between Marketing and Artificial Intelligence in the agri-food sector. In order to consolidate the state of academic research in the area of Marketing and Artificial Intelligence in the agro-food sector, the methodological option was based on the elaboration of a bibliometric analysis using the term co-occurrence technique. The analysis focused on 60 articles from the Web of Science database. The results of the bibliometric analysis made it possible to identify two clusters: Artificial Intelligence Techniques and quality, and Product Value and Artificial Intelligence. A quantitative empirical study was also carried out in order to examine how the use of AI technologies by the marketing department relates to other departments of agri-food companies in the European Union.porAgro-AlimentarBibliometriaCorrelaçãoInteligência ArtificialMarketingMarketing e a Inteligência Artificial no setor agroalimentarmaster thesis203460766