Loureiro, Manuel Joaquim da SilvaVaz, Ilda da Conceição Alves2014-11-102014-11-1020132013http://hdl.handle.net/10400.6/2600A presente investigação procura contribuir para a compreensão da importância das brincadeiras e dos jogos tradicionais na vida das crianças em idade escolar. Entendemos que se trata de um estudo complexo, pois queremos dar a conhecer a multicultura que lhe está associada, privilegiando a perspetiva de estudos e recolhas no âmbito das tradições e do folclore do nosso país. Os atores envolvidos neste processo são as crianças que frequentam o Projeto Escola Infantil de Folclore na vila da Boidobra. A metodologia adotada foi essencialmente qualitativa de corte descritivo, aplicando inquéritos por questionário às crianças intervenientes neste mesmo projeto, respetivos pais, e inquéritos por entrevista apoiada num formulário semiestruturado a agentes educativos externos ao projeto. Após a elaboração do trabalho, conclui-se que as mudanças ocorridas ao nível social, político e económico têm provocado profundas alterações na vida das crianças, contribuindo para a perda de muitas tradições, assim como alguns valores mais profundos. Neste domínio da brincadeira e jogo da criança no âmbito do tradicional, as conclusões mostram que é possível aperfeiçoarmos o desempenho e as competências, proporcionando às crianças momentos de prazer, para que as consigam pôr em prática livremente. As competências que estas crianças desenvolveram traduzem-se num maior aprofundamento do conhecimento das tradições do povo português de transmissão oral, nomeadamente: provérbios; adivinhas; jogos bailados com a dança e música que lhes estão associados; lengalengas; bem como a construção de brinquedos.This research intends to contribute to the understanding of the plays and traditional games’ importance in children’s life. We think that it is a complex study, since we want to show the multi-cultural background attached to it, stressing the research and collections in the field of traditions and folklore in our country. The agents involved in this process are the children who attend the Project “Children’s Folklore School” in the town of Boidobra. The methodology adopted was essentially qualitative and descriptive, by applying questionnaire surveys to the children in this project, as well as to their parents, and by conducting a semistructured interview to several educational agents unconnected with the project. After the elaboration of the work, we conclude that social, political and economic changes have caused big alterations in children’s life, contributing to the loss of a vast number of traditions, as well as some deeper values. In the field of children’s plays and games within the sphere of traditions, it is possible to improve the performances and competences, by offering children moments of pleasure, so that they may implement them freely. The competences developed by these children turn into a deeper knowledge of the Portuguese people’s traditions of oral transmission, such as: proverbs; riddles; danced games along with the linked dance and music; traditional stories; as well as toy construction.porCriançasDesenvolvimento de competênciasDesenvolver competências a brincar: as competências promovidas pelas brincadeiras e jogos de criançamaster thesis201276909