Fael, Paulo Manuel OliveiraFerreira, Daniel Balacó2024-10-302024-10-302024-03-142024-01-30http://hdl.handle.net/10400.6/14544O presente trabalho oferece uma análise detalhada e inovadora sobre motores de combustão interna, com o destaque particular do ciclo de 8 tempos de baixa dissipação de calor. Esta inovação pode representar um avanço significativo nesta área de investigação, propondo uma melhoria substancial na utilização eficiente do calor gerado pela combustão. Inicia-se com uma exploração minuciosa dos princípios fundamentais que regem o funcionamento dos motores de combustão interna, abrangendo as suas características termodinâmicas intrínsecas e os fatores que influenciam a eficiência energética e a transferência de calor. Este estudo aprofundado é crucial para compreender as bases sobre as quais o ciclo de 8 tempos é desenvolvido e otimizado. De seguida, é apresentada uma análise aprofundada do ciclo de 8 tempos em si, destacando as suas peculiaridades e benefícios em relação aos ciclos convencionais. É desenvolvida uma modelação computacional avançada para validar a eficiência e viabilidade deste ciclo. Essa abordagem quantitativa enfatiza a melhoria na eficiência energética e a redução significativa das perdas de calor, dois aspetos fundamentais na procura por soluções mais sustentáveis e economicamente viáveis no contexto atual de desafios ambientais e energéticos. Para demonstrar a aplicabilidade prática deste ciclo, o estudo inclui um caso de estudo que envolve modificações no motor Honda GX160. Esta parte do trabalho serve como um modelo para futuras adaptações em outros motores. O trabalho culmina com uma avaliação crítica dos resultados obtidos e oferece sugestões valiosas para futuras investigações neste campo. A conclusão ressalta o potencial revolucionário do ciclo de 8 tempos, não apenas para melhorar o desempenho dos motores de combustão interna, mas também para contribuir significativamente para a redução do impacto ambiental.porBaixa Dissipação de CalorCiclo de 8 TemposEficiência EnergéticaMotores de Combustão InternaSimulação ComputacionalCiclo 8 tempos de baixa dissipação de calor: Simulação e implementaçãomaster thesis203686179