Pereira, Maria João Leitão Simões AreiasCrespo, Ana da Conceição Coutinho2014-12-032014-12-0320132013http://hdl.handle.net/10400.6/2748O objetivo desta dissertação é analisar se a CERCI da Guarda contribui para o empowerment dos utentes com deficiência mental moderada, de modo a reduzir a sua vulnerabilidade à exclusão social. Nesse sentido, o presente trabalho de investigação, debruça-se sobre dois domínios de análise. No primeiro, analisa-se o modo como a CERCIG identifica pessoas com deficiência mental moderada, como são elaborados os diagnósticos dos utentes e os seus planos de desenvolvimento individual e, ainda, como é avaliada a trajetória desses utentes em função dos planos traçados. No segundo, tendo em conta o conceito de empowerment e a operacionalização do conceito que foi efetuada, tenta-se indagar em que dimensão do empowerment a CERCIG foca a sua intervenção junto dos utentes com deficiência mental moderada. O empowerment visa atribuir poderes e capacidades às próprias pessoas no sentido de reduzir a sua vulnerabilidade à exclusão, fazendo-as descobrir respostas e soluções para os seus próprios problemas, numa base de autonomia e participação. As teorias do empowerment ainda são recentes, mas podem dar significativos contributos, quando cruzadas com as teorias da exclusão social, no sentido de se identificar um leque mais alargado de competências a transmitir, de um modo articulado, no sentido de se potenciarem trajetórias de cidadania plena. Para a realização deste trabalho foi adotada uma abordagem metodológica de natureza qualitativa. O estudo colocou em evidência a necessidade de se induzirem processos de inovação social que permitam mudanças - que devem ser encaradas como desafios -, para que a CERCIG se possa constituir como verdadeiro instrumento de combate à exclusão social das pessoas portadoras de deficiência.porDeficiência mentalEmpowermentCooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos InadaptadosExclusão socialDeficiência mental moderada e Empowerment: um estudo de caso na CERCIGuardamaster thesis201025701