Esteves, Maria Dulce LealCorredeira, RuiLourenço, Carla Cristina Vieira2017-02-082017-02-082016-12http://hdl.handle.net/10400.6/4381As Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) consistem num transtorno neurológico que é limitante em diferentes dimensões para os indivíduos que as apresentam, nomeadamente, no que se refere ao comportamento motor. O treino de trampolins promove experiências motoras que permitem potenciar o desenvolvimento da coordenação, equilíbrio e fortalecimento muscular. Esta investigação teve como principais objetivos: (i) Avaliar a influência de dois programas de treinos de trampolins, de 20 e 32 semanas, na proficiência motora (PM), na força muscular dos membros inferiores (FMMI), no índice de massa corporal (IMC) e no perímetro da cintura (PC) de crianças com PEA. A investigação consistiu num estudo transversal, quasi-experimental com uma amostra inicial de 25 crianças (6.9±2.3 anos), com diagnóstico de PEA. As crianças foram divididas em 3 grupos: grupo experimental A (GEA, n=6); grupo experimental B (GEB, n=8); e grupo de controlo (GC, n=11). A avaliação das variáveis em estudo foi feita usando os seguintes procedimentos metodológico: a PM foi avaliada através do Teste de Proficiência Motora de Bruininks-Oseretsky – segunda edição (BOT-2) na sua forma reduzida, a FMMI foi avaliada através da realização do salto de impulsão horizontal; o cálculo do IMC foi realizado de acordo com os padrões internacionais de avaliação antropométrica; o PC foi medido tendo em conta as diretrizes existentes; e foi, ainda, utilizado o Autism treatment evaluation checklist (ATEC) para verificar os efeitos dos programas de intervenção que foram implementados. Foram realizados 3 momentos de avaliação: no início (baseline), no meio das intervenções e no final das mesmas. Os resultados reportam que com o treino de trampolins se verificaram melhorias significativas na FMMI (0.001) e na PM (p≤0.001). A ATEC mostra igualmente uma melhoria significativa nos grupos intervencionados com o treino de trampolins (p=0.007). Por outro lado, o PC e o IMC não registaram alterações significativas nos grupos experimentais, quando comparados com o grupo de controlo. Os resultados sugerem que: i) as crianças sujeitas a um programa de treino de trampolins registaram melhorias significativas na PM e FMMI e apresentam melhorias em diferentes dimensões avaliadas pela ATEC; ii) o IMC e PC não sofreram alterações significativas após o treino proposto. Os resultados apresentados reportam as potencialidades do uso do treino de trampolins em crianças com PEA, apresentando-se uma atividade inovadora, lúdica e estimulante, que pode vir a ser integrada nas terapias recomendadas para crianças com PEA.Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder that is limiting for individuals in particular with regards to their motor behavior. Trampolines seem to promote motor experiences that allow the development of coordination, balance and strength. The main objectives of this research were: (i) To assess the influence of two trampoline training programs, 20 and 32 weeks long, the motor proficiency (MP), in muscle strength of the lower limbs (MSLL), body mass index (BMI) and waist circumference (WC) of children with ASD. Two separate studies were conducted. The initial sample consisted of 25 children with ASD (6.9 ± 2.3 years). The children were divided into 3 groups: experimental group A (GEA, n=6); experimental group B (GEB, n=8); group and control group (n=11). Evaluated using the following variables: MP, MSLL, BMI and WC. To collect data related to the variables mentioned, we used: the Bruininks-Oseretsky Test of Motor Proficiency - second edition (BOT2) brief form to evaluate the MP; the BMI calculation was conducted according to the international standards of anthropometric measurements. A jump from horizontal thrust was carried out to assess the MSLL; and the Autism treatment evaluation checklist (ATEC) was also used to determine the effects of intervention programs that have been implemented. The results report that with trampoline training, there were no significant improvements in the MSLL (0.001) and MP (p≤0.001). The ATEC also shows a significant improvement in groups intervened with trampoline training (p = 0.007). On the other hand, the WC and BMI presented no significant changes in experimental groups compared with the control group. Results suggest that: i) children subject to trampoline training programs display significant improvements in the MP and MSLL and the improvements have different dimensions assessed by ATEC; ii) the BMI and WC did not change significantly after the proposed training. The results presented report the potential use of trampoline training in children with ASD, presenting an innovative, fun and exciting activity that might be integrated into the recommended therapies for children with ASD.porPerturbação do espectro do autismoTreino desportivo - TrampolimProficiência motoraProficiência motora, força muscular dos membros inferiores e índice de massa corporal de crianças com perturbações do espectro do autismo: efeito de programas de treino de trampolinsdoctoral thesis101508948