Romãozinho, Ana Mónica Pereira Reis de MatosAlcantara, Ana Claudia2024-01-112024-01-112023-11-152023-10-09http://hdl.handle.net/10400.6/13916A presente investigação propõe uma análise teórica que percorre o campo da Filosofia para retratar o Belo na Arte e na Moda. Partindo do ponto que a Filosofia é uma disciplina que não busca respostas simples, mas sim uma compreensão mais profunda e crítica das questões fundamentais, segue-se essa vertente para aprofundar a investigação. A pesquisa inicia desde as primeiras menções acerca do Belo para compreender suas percepções até à contemporaneidade. Pois, a Filosofia estética que explora questões relacionadas à Beleza, Arte, apreciação do Belo e o julgamento estético, pode desempenhar um papel significativo na promoção de uma atitude crítica e reflexiva no campo da Moda. Sendo que o Belo pode incentivar a reavaliação dos padrões tradicionais de beleza que muitas vezes são perpetuados pela indústria da moda. Isso pode envolver questionar a aparência e a cultura que definem o que é considerado bonito e ampliar a visão de beleza para incluir a diversidade e a individualidade. A compreensão do Belo pela Filosofia tende a promover uma estética que valoriza o uso consciente e sustentável dos recursos, incentivando a criação duráveis, atemporais e de alta qualidade. Desse modo, a investigação direciona a atenção para a ética e a responsabilidade na indústria da Moda, incluindo a consideração dos impactos sociais e ambientais. A presente análise crítica irá se dedicar à importância existente entre a Moda e a Arte para essa construção do Belo no século XX. Esta temporalidade remete a observação e questionamento do que é beleza e como a modernidade trabalhou a desconstrução das estruturas a tanto tempo ditadas pela conceptualização do Belo. Para maior aprofundamento da investigação, foi realizado um estudo de caso geracional e multicultural, que consiste na coleta de informações por meio de entrevista entre mãe, filha e avó da mesma família. Os estudos foram utilizados para uma melhor análise acerca do Belo na Moda e Arte.The present investigation proposes a theoretical analysis that traverses the field of Philosophy to depict the Beautiful in Art and Fashion. Starting from the point that Philosophy is a discipline that seeks not simple answers but a deeper and critical understanding of fundamental questions, this approach is followed to deepen the research. The research begins with the earliest mentions of the Beautiful to understand its perceptions up to the contemporary era. Because aesthetic philosophy explores issues related to Beauty, Art, the appreciation of the Beautiful, and aesthetic judgment, it can play a significant role in promoting a critical and reflective attitude in the field of Fashion. Since the Beautiful can encourage a reevaluation of traditional standards of beauty often perpetuated by the fashion industry. This may involve questioning appearance and culture that define what is considered beautiful and expanding the view of beauty to include diversity and individuality. The understanding of the Beautiful through philosophy tends to promote an aesthetics that values the conscious and sustainable use of resources, encouraging the creation of durable, timeless, and high-quality products. In this way, the research directs attention to ethics and responsibility in the fashion industry, including consideration of social and environmental impacts. This critical analysis will focus on the existing importance of the relationship between fashion and art in the construction of the Beautiful in the 20th century. This temporality leads to the observation and questioning of what beauty is and how modernity worked to deconstruct the structures long dictated by the conceptualization of the Beautiful. To further investigate, a generational and multicultural case study was conducted, involving the collection of information through interviews with the mother, daughter, and grandmother of the same family. These studies were used to provide a better analysis of the Beautiful in Fashion and Art.porArteBeloContemporâneoFilosofiaModaSéculo XXO Belo na Filosofia: sua importância na construção da Arte e da Modamaster thesis203454375