Rodrigues, Paulo Joaquim Fonseca da Silva FarinhaSimões, Maria de Fátima de JesusMaia, Luís Alberto Coelho RebeloCastanho, Lina Cecília da Silva2020-02-212020-02-212017-07-242017-06-26http://hdl.handle.net/10400.6/9467A Perturbação da Aprendizagem Específica com Défice na Leitura afeta entre 5 a 10% da população. O DSM-5 já reflete a ideia desta perturbação não se limitar ao contexto escolar, perpetuando-se ao longo da vida. Estudos mostraram que indivíduos com esta perturbação conseguem ter uma vida de sucesso, gerindo as dificuldades com estratégias de coping adaptativas e apresentando níveis de resiliência similares a indivíduos normativos. Neste estudo avaliou-se potenciais diferenças nos estilos de coping e na resiliência entre o grupo com PAEDL (N=25) e o normativo (N=30). Os participantes com a perturbação pontuaram significativamente mais baixo nos estilos Coping ativo e Utilizar suporte social emocional e mais alto em Desinvestimento comportamental. Não se verificaram diferenças entre os dois grupos no número de estilos de coping implementados. No que respeita à classificação de estilos de coping adaptativos e desadaptativos, também não se verificaram diferenças significativas. Quanto à resiliência, os grupos pontuaram similarmente. Ainda se identificou uma correlação positiva significativa entre estilos de coping adaptativos e o nível de resiliência nos dois grupos, bem como uma correlação negativa entre estilos de coping desadaptativos e resiliência no grupo sem PAE-DL. Discute-se potenciais motivos destes achados.Specific Learning Disability with Reading Deficit affects between 5 and 10% of the population. The DSM-5 already reflects the idea of this disturbance not being limited to the school context, perpetuating itself throughout the life. Studies have shown that individuals with this disorder can have a successfull life, by managing difficulties with adaptive coping strategies and presenting resilience levels similar to normative individuals. This study evaluated potential differences in coping styles and resilience between a PAE-DL group (N = 25) and a normative one (N = 30). Participants with the disturbance scored significantly lower in Active coping and Using emotional social support styles of coping and higher in Behavioral divestment. There were no differences betwen both groups in the number of coping styles implemented. Regarding the classification of adaptive and maladaptive coping styles, there were also no significant differences. As for resilience, the groups scored similarly. A significant positive correlation between adaptive coping styles and the level of resilience in both groups was also identified, as well as a negative correlation between maladaptive coping styles and resilience in the normative group. We discuss potential reasons for these findings.porEstilos de Coping AdaptativosEstilos de Coping DesadaptativosPerturbação da Aprendizagem Específica Com Défice Na LeituraResiliênciaO coping e a resiliência no adulto com PAE-DLUm estudo numa amostra portuguesamaster thesis202341135