Pinheiro, Paulo GonçalvesSalvado, Mariana Simão2022-01-122022-01-122021-03-242021-02-01http://hdl.handle.net/10400.6/11751O conhecimento é um recurso valioso para o mundo dos negócios e uma fonte importante de vantagem competitiva. As práticas de partilha do conhecimento são muito importantes, pelo que a partilha do conhecimento se torna o segmento mais importante e desafiante na gestão do conhecimento. A Inteligência Emocional (IE) é listada pelo World Economic Forum como uma competência vital para prosperar na Indústria 4.0., caracterizada como a era da informação, tecnologia e equipas de trabalho especializadas. Dada a elevada importância destes dois conceitos no mundo dos negócios atual e tendo em conta que as características de personalidade podem ter influência no processo de partilha de conhecimento, este estudo tem como objetivo principal identificar de que forma é que a Inteligência Emocional influencia a partilha do conhecimento, bem como identificar práticas de partilha do conhecimento nas empresas portuguesas do setor têxtil. Para atingir este objetivo, foi desenvolvida uma metodologia de investigação quantitativa e qualitativa, com recolha de dados através de questionários de tipo misto. Os questionários foram aplicados em nove gestores de clientes de três empresas do setor têxtil português. Os resultados obtidos demonstram que existe uma influência positiva da Inteligência Emocional na partilha do conhecimento, pois gestores de cliente com um nível de IE mais elevado apresentam maior disponibilidade e intenção de partilha do conhecimento e identificam menos barreiras à partilha do conhecimento. Foi, também, percebido que, apesar das empresas terem consciência da importância de levarem a cabo iniciativas de partilha de conhecimento, a verdade é que ainda não o fazem com a devida frequência, nem refletem muito sobre o tema. Algumas das conclusões desta investigação remetem para o facto de a Inteligência Emocional funcionar melhor quando é partilhado conhecimento tácito. Para além disso, foi concluído que o nível de Inteligência Emocional está ligado ao nível de partilha de conhecimento – quanto maior for a IE, maior a partilha de conhecimento.Knowledge is a valuable resource in the business world and an important source of competitive advantage. Knowledge sharing practices are very important, thus knowledge sharing becomes the most important and challenging segment in knowledge management. Emotional Intelligence (EI) is listed by the World Economic Forum as a vital competence to thrive in Industry 4.0., characterized as the age of information, technology and specialized work teams. Given the great importance of these two concepts in the current business world and considering that personality characteristics can have an influence on the knowledge sharing process, this study aims to identify how Emotional Intelligence influences the knowledge sharing, as well as identifying knowledge sharing practices in the portuguese textile industry’s companies. To achieve this goal, a quantitative and qualitative research methodology was developed, with data collection through mixed questionnaires. The questionnaires were applied to nine client managers from three companies in the portuguese textile industry. The results obtained demonstrate that there is a positive influence of Emotional Intelligence in knowledge sharing, as client managers with a higher EI level have greater availability and intention to share knowledge and identify less barriers to knowledge sharing. Also, it was found that, although managers know the importance of having knowledge sharing initiatives, the truth is that they do not promote those events frequently, and they do not think much about that. Some of the conclusions of this research are about the facto that EI works better when tacit knowledge is shared. Furthermore, it was concluded that the better the levels of EI are, the bigger the knowledge sharing is.porGestores de ClientesIndústria TêxtilInteligência EmocionalPartilha do ConhecimentoA influência da Inteligência Emocional na partilha do conhecimentoEstudo de caso dos gestores de cliente do setor têxtil em Portugalmaster thesis202856330