Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaLudovino, David Miguel Monteiro2019-12-172019-12-172017-3-232017-2-14http://hdl.handle.net/10400.6/7920A indústria propulsiva é confrontada cada vez mais com maiores exigências ao nível de desempenho e emissões. A busca incessante por dispositivos propulsivos que sejam mais eficientes e em simultâneo tenham menor peso, dimensões e emissões leva a que uma maior diversidade de dispositivos seja agora explorado. Este é o caso dos dispositivos PDE, que têm sido alvo de estudos como promissora substituição dos sistemas propulsivos existentes nos dias atualmente, sobretudo na indústria aeronáutica. Para compreender a viabilidade de um determinado dispositivo é necessário conhecer ou prever o seu desempenho. Para tal existem duas formas: construção de protótipos ou realização de simulações computacionais. A primeira das duas é demasiado dispendiosa para a indústria, pela segunda opção torna-se mais viável. Neste estudo é abordada a forma como diversos modelos numéricos resolvem simulações computacionais, escolhendo-se um deles para a simulação de um tubo combustor. O tubo combustor é dimensionado com o objetivo fazer transitar uma deflagração para detonação – processo de DDT. Pretende-se saber se a existência de nervuras espaçadas de forma regular no interior do tubo promove o processo de DDT. São realizadas, com a ferramenta Fluent da ANSYS, duas simulações computacionais semelhantes, em que varia apenas a geometria do tubo – um dos tubos tem nervuras e o outro não. É usada uma mistura pobre de etano-ar para as duas simulações. Ambas as simulações são repartidas em 4 etapas: (1) regime estacionário sem introdução de espécies; (2) regime estacionário com introdução de espécies; (3) regime transiente com as mesmas propriedades que a etapa anterior; e (4) regime transiente com ignição de escoamento. São comparados os resultados das simulações para as etapas (1), (2) e (4) e retiram-se conclusões.Propulsive industry is getting increasingly more challenged by the demands on efficiency level and emissions. The unceasing search for efficient propulsive devices that simultaneously are smaller and lighter has opened news ways for a varied set of devices to be developed. This the case of PDE devices, which are being focused by several research studies as a promising alternative for existent propulsive systems, particularly in the aeronautical industry. To understand the feasibility of a device it is necessary to know or predict its performance. There are two ways for this: the construction of a prototype or performing computational simulations. The former is too expensive for the industry application, making the second option the most viable one. In this study the method that several numerical models use to solve computational simulations is approached, and one of them is selected to simulate a combustion tube. The combustion tube is dimensioned aiming to accelerate a deflagration into a detonation – DDT process. It is intended to know if the existence of obstacles equally spaced inside the tube promotes the DDT process. With Fluent tool from ANSYS, two similar computational simulations are performed, where the only difference is the geometry of the tube – one has obstacles and the other don’t. A lean mixture of ethane and air is used for the simulations. Both simulations are divided into 4 stages: (1) stationary regime with no introduction of species; (2) stationary regime with the introduction of species; (3) transient regime with the same properties as the stage before; and (4) transient regime with the ignition of the flow. The results from stages (1), (2) and (4) of both simulations are compared and conclusions are made.porMotor de Detonação Por Pulso (Pde)Nervuras.Processo de Transição de Deflagração Para Detonação (Ddt)A influência da existência de nervuras num processo de DDTmaster thesis202340023