Mourão, Rita MonteiroMiranda, SandraGonçalves, Gisela2020-02-042020-02-042016http://hdl.handle.net/10400.6/8978A investigação em comunicação organizacional tem vindo a crescer nos últimos anos e a constituir-se como uma necessidade premente para a compreensão da dinâmica e do comportamento organizacional. Porém, o investimento nesta área de estudo e o entendimento da sua complexidade implica a identificação de um per- curso histórico e das linhas de investigação que lhe são inerentes. O presente trabalho, tem como principal objetivo revisitar as diferentes linhas de investigação e os respetivos paradigmas que, historicamente, têm atravessado a investigação em comunicação organizacional até aos nossos dias. Nesse sentido, serão identificados e explicitados os quatro paradigmas principais associados à comunicação organizacional, sendo estes: o paradigma positivista; o paradigma interpretativo; o paradigma crítico e o paradigma dialógico. Esta discussão – praticamente inexistente na literatura, torna-se fundamental não só para percebermos o contexto histórico da comunicação organizacional, mas também para elevarmos o estado de maturidade da disciplina providenciado uma perspetiva integrada da mesma.porComunicação OrganizacionalParadigmasEstado da ArteO Estado da Arte da Comunicação Organizacionaljournal article10.20287/ec.n23.a04