Afonso, Rosa Marina Lopes Brás MartinsRaposo, Júlia Sofia Melo2014-12-012014-12-0120112011http://hdl.handle.net/10400.6/2729O objectivo deste trabalho foi elaborar uma pesquisa sobre vinculação em crianças institucionalizadas. Para tal fez-se a pesquisa em artigos científicos e teses. A análise e reflexão dos dados aponta para: (1) a privação dos cuidados parentais apresenta frequentemente efeitos negativos em meio institucional; (2) as crianças institucionalizadas apresentam valores inferiores de segurança e coerência, na representação da vinculação; (3) quanto maior a sensibilidade dos cuidadores maior a segurança vinculativa; (4) a ausência de formação por parte dos cuidadores pode proporcionar uma influência negativa no estabelecimento de vinculação; (5) o contexto institucional apresenta factores protectores, e ao mesmo tempo factores que reprimem o desenvolvimento normativo das crianças; (6) existe indícios de transmissão intergeracional dos estilos de vinculação; (7) as crianças que incorrem em algum tipo de abuso apresentam uma probabilidade superior de desenvolver Distúrbio Reactivo de Vinculação; (8) os cuidados de risco podem proporcionar níveis mais elevados de comportamento socialmente indiscriminado e problemas de conduta no futuro; (9) a prevalência de DRV entre crianças que têm um historial de maus-tratos seguido de acolhimento, parece estar a aumentar substancialmente; (10) a adopção permite o desenvolvimento de vinculação segura.The aim of this work was to develop a research about attachment in institutionalized children. For this was made a research on scientific articles and theses. The analysis and discussion of the data points to: (1) the deprivation of parental care often has negative effects on institutional environment; (2) institutionalized children are lower secure and consistence, in the attachment representation; (3) the higher the caregivers’ sensitivity the higher the security of attachment; (4) the lack of training of the caregivers can provide a negative influence in the establishment of the attachment; (5) the institutional context provides protective factors, and factors that suppress the normative children development at the same time; (6) there is evidence of intergenerational transmission of attachment styles; (7) children who incur some type of abuse have a higher probability to develop Reactive Attachment Disorder; (8) the care risk acts can provide higher levels of indiscriminate social behavior problems and conduct in the future; (9) the prevalence of RAD between children who have a history of abuse followed by institutionalization, seems to be increasing substantially; (10) the adoption allows the development of secure attachment.porDisturbio reactivo de vinculaçãoCrianças institucionalizadasVinculação em crianças institucionalizadasmaster thesis