Rousseau, José AntónioCotrim, Inês Salgueiro2024-01-152024-01-152023-12-052023-10-07http://hdl.handle.net/10400.6/14056A moda é vista como forma de expressão. O vestuário, os acessórios, o calçado: a moda está presente em todo o lado. Nesta dissertação podemos observar que a moda é muito mais do que a roupa que cobre o nosso corpo; a moda serve como meio de comunicação, como forma de aumentar a autoestima e o bem-estar pessoal (Mair, 2018). É, de entre outras formas, através deste meio de comunicação extraordinário, que os grupos se formam, que se juntam pessoas com os mesmos gostos e estilos e que se divergem outras. Nestes grupos partilham-se experiências, valores, crenças e arte. Ao longo deste projeto, são abordados temas como a ligação dos jovens com a moda, o mundo do fast fashion e o seu consumo na adolescência. O estudo também inclui a experiência de compra, a sua importância e ainda o quão influenciados são os jovens e o que os influencia. São tratados assuntos como as diferenças entre as lojas físicas e as lojas online e como a pandemia afetou o mundo da moda. É também feita uma breve apresentação do grupo Inditex. A presente investigação tem como objetivo principal compreender a importância da experiência de compra nas camadas mais jovens. As metodologias adotadas foram tanto de origem quantitativa como qualitativa, de modo a obter um estudo mais completo e rico. Foram aplicados questionários a consumidores jovens e entrevistas a três encarregados de marcas jovens (Bershka, Pull&Bear e Stradivarius) do grupo Inditex. Quanto aos resultados, o estudo revela que os jovens utilizam a moda como forma de se exprimirem e que o preço é o fator decisivo nas suas compras. É importante realçar que, segundo os entrevistados, muitos dos jovens procuram certos produtos que viram influenciadores a utilizar e que, por vezes, recorrem às lojas apenas devido a essas influências. No entanto, e de acordo com os questionários, grande parte dos mesmos não se sente inteiramente influenciada. Podemos ainda referir que apesar de a Geração Z ser a mais tecnológica, a mesma não dispensa uma experiência de compra agradável e prefere recorrer às lojas físicas.Fashion is seen as a way of expression. Clothing, accessories, footwear: fashion is everywhere. In this dissertation we can observe that fashion is much more than just the clothes we use to cover our body; fashion serves as a means of communication, as a way to increase self-esteem and personal well-being (Mair, 2018). It is, among other ways, through this extraordinary means of communication, that groups are formed, that people with the same tastes and styles come together and that others diverge. These groups share experiences, values, beliefs and art. Throughout this project, several topics such as the connection of young people with fashion, the world of fast fashion and its consumption in adolescence are addressed. The study also includes the shopping experience, its importance and also how influenced young people are and what influences them. Furthermore, the differences between physical and online stores and how the pandemic has affected the fashion world are mentioned. There is also a brief presentation of the Inditex group. The main objective of this research is to understand the importance of the shopping experience for young people. The methodologies adopted were both quantitative and qualitative, in order to obtain a more complete and rich study. Questionnaires were conducted with young consumers and interviews with three managers of young brands (Bershka, Pull&Bear and Stradivarius) of the Inditex group. This study reveals that teenagers use fashion as a way to express themselves and that price is the decisive factor in their purchases. It is important to note that, according to the interviewees, many of the young people look for certain products that they have seen influencers using and that sometimes they turn to stores only because of these influences. However, according to the questionnaires, most of them do not feel entirely influenced. We can also mention that although Gen Z is the most technological one, it still looks for a pleasant shopping experience and prefers to buy in physical stores.porConsumidoresExperiência de CompraFast FashionInfluênciasJovensA experiência de compra nas camadas jovens: O caso das marcas jovens do grupo Inditexmaster thesis203460219