Conde, Maria Antónia Marques Fialho CostaMartins, Ana Maria Tavares FerreiraRodrigues, Fabiel Gonçalves2018-07-232018-07-232014-11-112014-10-3http://hdl.handle.net/10400.6/5384O papel do mosteiro implica na sua raíz uma adaptação ao ideal de Cidade Santa: um local de recato, mas em simultâneo possuidor de espiritualidade, um local de oração. Neste âmbito, a Ordem de Cister foi fundada com o intuito de retornar às origens dos ensinamentos patentes na Regra de São Bento, num momento em que se necessitava de reforma pois por um lado surge a opulência adotada pela Ordem de Cluny e por outro a simplicidade e ascetismo da Ordem de Cister. Ambas reformas da Ordem Beneditina. Surge portanto uma Ordem religiosa com uma linguagem arquitetónica própria, marcada por uma profunda racionalidade e austeridade, mas também pela flexibilidade, se considerarmos que a mesma se abre aos regionalismos e ecletismos dos lugares onde se implanta, apesar de manter sempre um carácter espacial resultante da prática da Regra de São Bento. O legado que esta nos deixa é vasto e rico, tendo como exemplos elementos tão distintos como o Mosteiro de São Bento de Cástris ou o de Santa Maria de Alcobaça, que marca, além dos fatores anteriormente referenciados, uma testemunha da ocupação de territórios ermos, mais tarde ocupados por populações que aproveitavam a proximidade destes edifícios enquanto pontos de maior segurança e conforto. A Ordem adquire neste sentido um papel de “âncora” urbana importante como se comprovará nos séculos posteriores, ainda que nalguns casos permaneça relativamente longe das cidades, noutros casos estes vestígios de arquitetura monástica são absorvidos pelas cidades. Referida a presença de uma identidade própria na arquitetura cisterciense, bem como a importância do mosteiro na ocupação urbana do território surge uma questão: de que modo esta linguagem arquitetónica poderá (ou não) influenciar a arquitetura religiosa contemporânea? Tendo por base o exemplo de alguns mosteiros cistercienses em Portugal enquanto meio de estudo e de introdução de informação pertinente sobre a arquitetura religiosa e a Ordem de Cister; em contraponto com uma abordagem à arquitetura religiosa contemporânea, pretende-se responder o mais coerentemente possível a esta pergunta. Esta dissertação faz parte do Projeto de Investigação EXPL/EPH-PAT/2253/2013 financiado pela FCT-Fundação para a Ciência e a Tecnologia intitulado “ORFEUS-A Reforma Tridentina e a música no Silêncio Claustral: o Mosteiro de S. Bento de Cástris”. Desta forma a Universidade da Beira Interior (UBI) é Instituição participante juntamente com as Universidades do Minho (UM) e dos Açores (UAçores) sendo a Universidade de Évora a Instituição proponente. A Investigadora principal deste Projeto é a Professora Doutora Antónia Fialho Conde e como responsável pela atividade da UBI está Investigadora colaboradora neste Projeto, Professora Doutora Ana Maria Tavares Martins que orienta esta dissertação.The role of the monastery in its root implies an adaptation to the ideal of the Holy City: a place of modesty, but at the same time owner of spirituality, a place of prayer. In this context, the Cistercian Order was founded with the intention of returning to the origins of patents teaching the Rule of St. Benedict, at a time when reform is needed because on one hand there is the opulence adopted by the Order of Cluny and the other the simplicity and asceticism of the Cistercian Order. Both reforms of the Benedictine Order. Hence comes a religious Order with its own architectural language, characterized by a deep rationality and austerity, but also by the flexibility, considering that it opens the regionalisms and eclecticisms places where it implants, though always maintaining a spatial character resulting of the practice of the Rule of St. Benedict. The legacy that this leaves us is vast and rich, taking as example the Monastery of São Bento Castris or Santa Maria de Alcobaça, which marks, in addition to factors previously referenced, a witness to the occupation of wilderness areas later occupied by people who took advantage of the proximity of these buildings as points of greater safety and comfort. The Order acquires in this sense, an important role of urban "anchor", as will prove in later centuries, since in some cases still remain relatively far from the cities, in other cases these traces of monastic architecture are absorbed by cities. Referred to the presence of an identity in Cistercian architecture, as well as the importance of the monastery in urban occupation of the territory the question arises: how this architectural language may (or may not) influence the contemporary religious architecture? Based on the example of some Cistercian monasteries in Portugal as a means of study and introduction of relevant information on religious architecture and the Cistercian Order; in contrast to an approach to contemporary religious architecture, the intention is as consistently as possible answer to this question. This work is part of the Research Project EXPL / EPH-PAT / 2253/2013 FCT-Portuguese Foundation for Science and Technology entitled "The ORFEUS-Tridentine Reform and the music in cloistered silence: the Monastery of St. Benedict of Castris ". Thus the University of Beira Interior (UBI) is participating institution together with the Universities of Minho (UM) and the Azores (UAçores) and the University of Évora the proposing institution. The main researcher of this project is Professor Antonia Fialho Conde and as responsible for the activity of UBI is collaborating in this Project Researcher, Professor Ana Maria Tavares Martins that guides this dissertation.porArquitetura MonásticaArquitetura Religiosa ContemporâneaInfluência (S)Ordem CistercienseA Influência da arquitetura Cisterciense na arquitetura religiosa contemporâneamaster thesis201643707