Tomás, Catarina AlmeidaCarmona, Rosa Maria Lopes2014-11-032014-11-0320092009http://hdl.handle.net/10400.6/2549O Homem faz parte da Natureza e depende dela, no entanto, a actividade humana ao longo dos séculos, conduziu a rupturas ecológicas motivadas pelas profundas e irreversíveis agressões e alterações dos ecossistemas. O consumo excessivo dos recursos naturais, devido ao aumento populacional e ao progresso tecnológico, levou a que o impacto sobre o ambiente fosse cada vez maior e com graves consequências para a qualidade de vida dos seres vivos. Considerando a importância das “crianças como catalisadores de mudança ambiental” (Uzzel et al, 1998, p. 29) e a sua acção essencial na “tomada de consciência crítica fortalecedora de uma cidadania participativa” (Fonseca, 2001, XV), pensamos ser essencial, o desenvolvimento de projectos e de experiências de aprendizagem, no âmbito da Educação Ambiental, que promovam mudanças sociais. A ausência dos direitos ambientais das crianças, a nível internacional, tornou pertinente o desenvolvimento deste projecto de investigação, no âmbito da educação ambiental em contexto escolar. Com o presente estudo pretende-se caracterizar as imagens e concepções de 23 crianças do 6º ano de escolaridade relativamente ao ambiente e aos seus direitos ambientais. Os resultados obtidos nesta investigação, concluem que as crianças revelam uma grande preocupação ambiental e identificam o que consideram ser os seus direitos ambientais, bem como as violações ambientais com que na actualidade nos deparamos.porEducação ambientalCriançasEducação, infância e ambiente: os saberes das crianças sobre os direitos ambientaismaster thesis