Gamboa, Pedro VieiraSousa, Ricardo Jorge Salas de2014-07-092014-07-092012-10http://hdl.handle.net/10400.6/2007O presente trabalho centra-se no projeto de um sistema de propulsão elétrico adaptativo para aeronaves não tripuladas baseado na alteração automática do passo da hélice. Este sistema propulsivo adaptativo tem como objetivo reduzir o consumo elétrico das aeronaves não tripuladas, aumentando assim o alcance e autonomia destas. Foi feita uma revisão a todos os sistemas propulsivos atuais para aeronaves não tripuladas, sendo debatidas as vantagens e desvantagens de cada um dos sistemas propulsivos. O sistema propulsivo desenvolvido neste trabalho está dimensionado de forma a ser integrado em qualquer tipo de aeronave não tripulada. O algoritmo de controlo foi desenvolvido em MATLAB e EXCEL com recurso a dados experimentais de hélices de baixo Reynolds da University of Illinois at Urbana-Champaign. Foi desenvolvido em MATLAB um algoritmo com base no método dos mínimos quadrados de forma a condensar os dados experimentais de desempenho de hélices de baixo Reynolds. Os dados de desempenho do sistema propulsivo foram obtidos no túnel de vento da Universidade da Beira InteriorporAeronaves não tripoladasHélice de baixo RenoldsHélice de passo variávelSistema de héliceSistema de hélice de passo variável para UAVs elétricosmaster thesis