Martins, Ana Maria Tavares2019-11-202019-11-202019MARTINS, Ana Maria Tavares; “Arquitetura barroca: cenografia e acústica | Baroque architecture: scenography and acoustics” in CABELEIRA, João & BERNARDES, Ricardo (coordenação); “Nasoni, Mateus e a Música de seu tempo”, Coleção Paisagens, Património e Território; Lab2PT; Guimarães 2019; pp. 68-77 (ISBN:978-989-8963-11-6)978-989-8963-11-6http://hdl.handle.net/10400.6/7592Este trabalho tem o apoio financeiro do Projeto Lab2PT - Laboratório de Paisagens, Património e Território - AURl04509 com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC), e o cofinanciamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), ref. “POCI-01-0145-FEDER-007528”, no âmbito do novo acordo de parceria PT2020, através do COMPETE 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI).A memória de uma cultura e de um País traduz-se no seu património material e imaterial. O espaço barroco, em particular a arquitetura religiosa, conduz a uma leitura indissociável entre arquitetura, música, som e cenografia. Investigações recentes no domínio da acústica de edifícios revelaram que o condicionamento acústico adotado na época, aparentemente empírico, era já provido de condições propícias ao exercício de determinadas práticas musicais. Neste contexto, apresenta-se uma reflexão sobre o contributo de Nicolau Nasoni, concretizado na Igreja e Torre dos Clérigos (Porto).porArquitetura BarrocaNicolau NasoniAcústicaCenografiaIgreja dos ClérigosArquitetura barroca: cenografia e acústicaBaroque architecture: scenography and acousticsbook part