Madeira, Maria José AguilarBrito, Gabriel André Maio de2025-10-162025-10-162024-11-202024-10-11http://hdl.handle.net/10400.6/18965Este trabalho conducente ao grau de Mestre com a elaboração de Projeto, assenta na importância e utilização de um Plano de Negócios como forma de garantir a viabilidade e sustentabilidade de um Empreendimento Turístico em espaço rural em Penha Garcia. O propósito deste estudo é desenvolver e aprofundar conhecimento com vista a dinamizar e rentabilizar as instalações, através da elaboração de um projeto turístico, aliado a uma experiência em ambiente rural. Com este projeto pretende-se criar a oferta de um serviço assente no bem-estar e uma experiência autêntica em espaço rural, onde é dado ênfase a critérios como sustentabilidade e produção biológica. A proposta de valor incide na diferenciação pela qualidade e na relação de proximidade com o cliente satisfazendo os seus anseios e expetativas e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento da região na qual se insere. Pretendendo conceber e avaliar a viabilidade económica recorrendo à elaboração de um Plano de Negócios, para este foi seguida a estrutura habitual de um plano de negócios, com a análise de mercado, análise da envolvente e setorial, definição do plano estratégico, de marketing, de organização e recursos humanos e de operação. Por último, efetuou-se a análise económica e financeira que irá permitir concluir a viabilidade de um investimento desta natureza.This work, leading to a Master's degree through the elaboration of a Project, is based on the importance and use of a Business Plan as a means of ensuring the viability and sustainability of a Tourism Enterprise in the rural area of Penha Garcia. The purpose of this study is to develop and deepen knowledge with the aim of revitalizing and monetizing the facilities through the creation of a tourism project, combined with a real rural experience. This project aims to offer a service focused on well-being and an authentic rural experience, emphasizing criteria such as sustainability and organic production. The value proposition focuses on differentiation through quality and close customer relationships, meeting their desires and expectations, and consequently contributing to the development of the region where it is located. In seeking to design and evaluate the economic viability through the development of a Business Plan, the usual structure of a business plan was followed, including market analysis, an examination of the surrounding and sectoral environment, and the definition of strategic, marketing, organizational, human resources, and operational plans. Lastly, an economic and financial analysis was carried out to conclude the feasibility of such an investment.porPlano de NegóciosSustentabilidadeTurismo RuralPlano de Negócios para Empreendimento Turístico em Espaço Rural ”3ExpG”master thesis203846060