Martins, Júlio Manuel CardosoCosta, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho daMartins, Ricardo José Lucas2019-12-112019-12-112016-11-222016-10-10http://hdl.handle.net/10400.6/7722O Relatório Final de Estagio Pedagógico está inserido no âmbito da unidade curricular Estágio Pedagógico do segundo ciclo de estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos básico e secundário, da Universidade da Beira Interior. Este Relatório de Estágio tem como principal objetivo descrever as problemáticas encontradas do processo ensino/aprendizagem no decorrer da lecionação numa turma do ensino regular do 12º ano de escolaridade, no Agrupamento de Escolas Amato Lusitano em Castelo Branco. No mesmo, são abordadas as estratégias de ensino, planeamento e intervenção, bem como os procedimentos utilizados na gestão da comunidade escolar. Apresentando principalmente formas de atuação pedagógica na unidade didática Atletismo. Conclui-se na reflexão da lecionação que a ferramenta Estágio Pedagógico, se verificou pertinente e de elevada importância para a obtenção dos objetivos propostos, bem como para o domínio da arte da docência.Este trabalho tem como objetivo perceber a eficácia da auto-observação relativamente a outros métodos de ensino mais convencionais, e ainda explicar o papel que a perceção cinestésica dos alunos tem na aprendizagem do próprio desempenho motor, identificando assim, os desvios relativamente às componentes críticas da habilidade motora. A amostra foi constituída por 2 grupos de 15 alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, sendo 18 do sexo masculino e 12 do sexo feminino. O grupo de controlo irá receber instrução verbal mais feedback; e o grupo de intervenção recebe instrução verbal, feedback e visualização da própria execução do movimento. O resultado mostrou que embora a aprendizagem não tivesse uma evolução estatisticamente significativa, o grupo experimental teve uma melhoria significativa relativamente à perceção real final. Conclui-se portante que a perceção tem uma melhoria na fase inicial de aprendizagem através da auto-observação da habilidade motora.The Pedagogical Training final report forms part of the curricular unit "Pedagogical Training" of the second cycle (master) in Physical Education Teaching in the basic and secondary Education, developed in Beira Interior University (UBI). This training report primary goal is describing the issues found in the teaching/learning process, while teaching a 12th year class, in the Amato Lusitano School Group, in Castelo Branco. In this report, teaching, planning and intervention strategies are dealt with, along with the procedures used in the school community management, presenting, above all, the pedagogical course of action, in the Athletics teaching unit. Based on the teaching study and analysis, one can conclude that the Pedagogical Training tool is considered to be extremely useful and highly important to achieve the proposed goals, as well as for the teaching art mastery.This study aims to understand the effectiveness of self-observation with other more conventional teaching methods, and also explain the role that the kinesthetic perception of students has in own engine performance learning, thus identifying deviations from the critical components motor skill. The sample consisted of two groups of 15 students aged between 15 and 18 years, 18 male and 12 female. The control group will receive verbal instruction more feedback; and the intervention group received verbal instruction, feedback and visualization of the execution of the movement. The result showed that although learning was not a statistically significant change, the experimental group had a significant improvement on the final real perception. It follows that perception has improved in the initial phase of learning through self-observation of motor skill.porAlunosEnsino-AprendizagemEstágio PedagógicoIntervenção PedagógicaRelatório de Estágio Pedagógicomaster thesis202330443