Martins, Ana Maria Tavares FerreiraGama, Ana Margarida dos Santos2018-07-162018-07-162016-3-92016-1-25http://hdl.handle.net/10400.6/5089A elaboração deste trabalho resume-se ao objetivo principal de identificar e analisar as tipologias das escolas, construídas durante a governação de Estado Novo no concelho do Fundão. Realizou-se uma investigação, enquanto estudo e análise das alterações realizadas, permitindo perceber de que forma os projetos do plano foram desenvolvidos e progrediram durante esse período. Em particular, recorreu-se ao concelho do Fundão, que apresenta alguns exemplos que ajudam a perceber as muitas mudanças formais, funcionais e espaciais, caraterizadoras dos edificios escolares deste regime. No desenvolvimento da dissertação, analisou-se os objetivos políticos do regime, como forma de compreender as suas ideologias políticas, que se apropriaram da arquitetura enquanto objeto propagandista do poder que detinha. Concretizou-se uma abordagem geral aos estilos aplicados na arquitetura deste período. Desenvolveu-se a investigação, estabelecendo um certo entendimento, não só do estilo e formalização dos edificios, mas também na relação das principais caraterísticas com as ideologias políticas e objetivos do regime de Estado Novo. Com isto, permitiu-se uma compreensão dos processos de formalização e alterações dos projetos do Plano dos Centenários, sendo referidas as várias fases de estudo, realização e continuação do Plano. Analisou-se os documentos legais, que originaram algumas alterações ao projeto inicial, até à concretização dos edificios. Recolheram-se e analisaram-se, estudos específicos do tema, permitindo uma fácil compreensão e distinção das fases de realização do Plano.porArquiteturaEscolasEstado NovoFundãoPlano dos CentenáriosPlano dos CentenáriosConcelho do Fundãomaster thesis201771012