Lopes, Frederico Nuno VicenteMiranda, Ana Isabel Fernandes2013-07-102013-07-102009-08http://hdl.handle.net/10400.6/1256A relação cinema-pintura mostra-se um profícuo campo de análise da obra cinematográfica de Manoel de Oliveira, seja pela eleição da pintura como mote nalguns dos seus filmes (nos quais marcam presença pintores, é manifesta uma incidência sobre o acto de pintar, são citados objectos picturais, e é filmada a própria pintura), seja pela convocação de aspectos da tradição pictórica na construção da imagem. Delimitando como objecto de estudo a produção fílmica do realizador até ao final dos anos oitenta, propusemo-nos tentar compreender os modos como a pintura habita alguns destes filmes.: The interaction of cinema and painting reveals itself a rich field of analysis in the cinema work of Manoel de Oliveira, both trough the presence of painters, the act of painting, the mentioning of paintings, or its actual filming, and trough the construction of images that directly evoke the traditions of painting. Defining as the scope of this study the film maker´s work until the end of the 1980´s, we aim to understand how painting inhabits some of these films.porOliveira, Manuel de, 1908- - Vida e obraFilme - Pintura - Aspectos estéticosFilme - Luz - Aspectos estéticosCinema portuguêsA pintura na obra fílmica de Manoel de Oliveiramaster thesis