Teixeira, Zélia Maria da Silva SerrasqueiroSocorro, João António Moreira Sales2024-01-152024-01-152023-11-132023-09-27http://hdl.handle.net/10400.6/14009A relação qualidade e eficiência (QE) nas organizações de saúde assumiu-se, nos últimos anos, como um eixo estratégico neste setor. Mediante a Organização Mundial de Saúde (OMS), para haver qualidade na prestação de cuidados de saúde estes devem ser eficientes. Assim, um dos grandes desafios da gestão em saúde tem a ver com a capacidade de resposta e estratégias a empreender que visem a melhoria da qualidade dos serviços de saúde, a par da sua eficiência, garantido assim o seu melhor desempenho. Neste estudo foi possível perceber através da literatura existente, do método de estudo qualitativo e das entrevistas aplicadas a uma equipa com responsabilidades ao nível da gestão hospitalar, como as dimensões QE de um departamento-clinico (Departamento da Saúde da Criança e da Mulher – DSCM) pertencente ao Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) se relacionam, interagem ou condicionam e, simultaneamente, aferir quais as suas perceções e opiniões relativamente à qualidade e eficiência do serviço que prestam. Com base na análise efetuada foi notório perceber que o CHUCB, assim como e DSCM apostam numa vertente de qualidade para os seus serviços. Segundo as perspetivas colhidas é possível ligar a qualidade desejada a uma produção eficiente dos serviços, pesa embora existam várias condicionantes a serem supridas no dia-dia da gestão dos serviços. Por outro lado, foi possível observar que existem quer fatores penalizadores, quer fatores potenciadores da qualidade desejada, onde a falta de recursos humanos na instituição e a desmotivação dos colaboradores, ao que nos apercebemos atingem uma importância fulcral para o desempenho da organização. No plano teórico é possível obter uma conciliação entre QE, porém na vivência prática dos serviços esta encontra-se cheia de obstáculos a ultrapassar. A QE para serem alcançadas, estão dependentes de vários determinantes que com elas interagem. No plano teórico diz-se possível tal conciliação, no entanto, existem contradições na prática diária dos serviços, uma vez que é necessário suprir uma serie de critérios para que tal se verifique. A QE dos serviços é bem percecionada, havendo no entanto margem para crescer. Tornase assim necessário uma visão integrada que permita tornar prioritária a problemática da questão dos recursos humanos em contexto hospitalar, a par de uma melhoria da eficiência da gestão por via do combate ao não planeamento e ao desperdício, conforme algumas vezes assinalado, isto sem afetar a qualidade dos cuidados de saúde.In recent years, the relationship between quality and efficiency (QE) in healthcare organizations has become a strategic axis in this sector. According to the World Health Organization (WHO), for quality in the provision of health care, it must be efficient. Therefore, one of the great challenges of health management has to do with the responsiveness and strategies that improve the quality of health services, in parallel with their efficiency and ensuring the best performance. In this study, it was possible to understand through the existing literature, the qualitative methodology employed and the interviews applied to a team with responsibilities at the hospital management level, how the QE dimensions of a clinical department (Department of Child and Women's Health - DSCM) belonging to the Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) relate, interact or condition each other. Simultaneously, it allowed us to assess the team's perceptions and opinions regarding the quality and efficiency of the service provided. Based on the analysis carried out, it was clear that the CHUCB, as well as the DSCM, are committed to quality in their services. According to the perspectives gathered, it is possible to link the desired quality to an efficient production of services, although there are several constraints to be met in the day-to-day management of services. On the other hand, it was possible to observe that there are both penalizing factors and enhancing factors of the desired quality, where the lack of human resources in the institution and the demotivation of the collaborators, as far as we can see, are of central importance for the performance of the organization. In the theoretical plan, it is possible to achieve a reconciliation between QE, but in the practical experience of the services, it is full of obstacles to overcome. In order to be achieved, QE depends on several determinants that interact with them. On a theoretical level, such a conclusion is possible; however, there are contradictions in the daily practice of services since it is necessary to meet a series of criteria for this to occur. The QE of the services is well perceived, but there is room for growth. Therefore, an integrated vision is needed to prioritize the issue of human resources in hospitals, as well as to improve management efficiency by combating non-planning and waste, as sometimes mentioned, without affecting the quality of care.porDepartamentoEficiênciaHospitalQualidadeRecursosServiço HospitalarDesafios da Gestão num Departamento Hospitalar: aspetos e perceções sobre a qualidade e eficiênciamaster thesis203462769