Campos, Inês Daniel deGarcia, Andreia Sofia OliveiraMartins, Hugo Emanuel Afonso2023-02-172023-02-172022-07-282022-06-23http://hdl.handle.net/10400.6/12983As linhas ferroviárias em Portugal, foram, no século XIX, a grande evolução no decurso da revolução industrial. Foi notória a adesão das massas á utilização do comboio como meio transporte. Por sua vez o crescimento e a extensão dos caminhos de ferro, levaram ao progresso, nomeadamente das terras por onde passavam as linhas de comboio, facilitando a comunicação entre os eixos do interior e do litoral. A linha do Sabor, localizada no extremo nordeste de Portugal, fazia a ligação ferroviária entre o Pocinho e Duas Igrejas. Com uma extensão de 105 quilómetros, esta via estreita, foi inaugurada em 1938, tendo encerrado os serviços ferroviários em 1988. O crescente abandono da utilização deste meio de transporte, e a falta de investimento e competitividade que este oferecia, fez com que a linha do Sabor fosse encerrada, levando ao abandono das estações e apeadeiros e, por fim, conduzindo, ao nível de degradação que podemos constatar nos dias de hoje. É neste pressuposto que, surge a pertinência deste trabalho que visa propor a reabilitação de uma parte final deste troço, mais precisamente, o que faz a ligação entre Urrós (Mogadouro) e Duas Igrejas (Miranda do Douro), com uma extensão de 17 quilómetros. O troço selecionado, está inserido no Planalto Mirandês, onde se pode notar uma forte carência de meios revitalizadores do património existente e dinamizadores de cultura que permitam uma maior capacitação à possibilidade de atração (efémera ou perene) importante à evolução e desenvolvimento da região. Neste sentido, surge a ideia de intervencionar o percurso da linha ferroviária, inicialmente numa estratégia à escala urbana, propondo uma narrativa de integração sob diferentes pontos deste eixo e no âmbito de uma matriz que se procurou de conhecimento local e regional para o qual contribuiu a pesquisa que consolidou as necessidades destas terras do nordeste transmontano. Deste modo, as estações que outrora serviam de local de espera e armazenamento de material, dão agora lugar a novos espaços de apoio infraestrutural, como hotéis rurais, pontos de turismo e associações animais de raça autóctone. Intercalando as estações é proposta a inserção de novos elementos de valorização ambiental e patrimonial tais como, um abrigo, uma vinha, um miradouro, um observatório e um regadio de apoio as culturas agrícolas. Nestes elementos qua pautam esta trajetória, concentra-se, numa segunda fase do trabalho, e numa escala mais reduzida que a iniciatória, o objetivo que confere o tema fulcral desta dissertação, uma adega inserida na linha anteriormente introduzida, que pretende abordar questões da arquitetura vinícola contemporânea, de modo a oferecer a quem a visita, a experiência total da produção de vinho integrada num percurso que fomenta a descoberta e a interação com a paisagem. O turismo vinícola constitui um vetor de crescimento do território apresentado, neste sentido, o trajeto desta linha ferroviária, adquire um significado cultural e patrimonial, que permite o desenvolvimento turístico e económico da região, transformando este caminho ferroviário, num percurso onde as estações e apeadeiros se tornam uma atração, de requalificação rural, promovendo transformações no espaço funcional e organizacional dos territórios rurais, criando novos percursos com áreas de lazer e bem estar.The railway lines in Portugal were, in the 19th century, the great evolution during the industrial revolution. The adhesion of the masses to the use of the train as a means of transport was notorious. In turn, the growth and extension of the railways led to progress, namely in the lands where the train lines passed, facilitating communication between the inland and coastal axes. The Sabor line, located in the extreme northeast of Portugal, was the rail link between Pocinho and Duas Igrejas. With a length of 105 kilometres, this narrow road was inaugurated in 1938, having closed rail services in 1988. The increasing abandonment of the use of this means of transport, and the lack of investment and competitiveness that it offered, caused the Sabor line to be closed, leading to the abandonment of stations and stops and, finally, leading to the level of degradation that we can see today. It is in this presupposition that the relevance of this work arises, which aims to propose the rehabilitation of a final part of this section, more precisely, the one that makes the connection between Urrós (Mogadouro) and Duas Igrejas (Miranda do Douro), with an extension of 17 kilometers. The selected section is located in the Planalto Mirandês, where it is possible to notice a strong lack of means to revitalize the existing heritage and promote culture that allow a greater capacity for the possibility of attraction (ephemeral or perennial) important to the evolution and development of the region. In this sense, the idea arises of intervening in the route of the railway line, initially in an urban scale strategy, proposing a narrative of integration under different points of this axis and within a matrix that sought local and regional knowledge to which the research that consolidated the needs of these lands in the northeast of Trás-os-Montes. In this way, the stations that used to serve as a place for waiting and storing material, now give way to new spaces for infrastructural support, such as rural hotels, tourism points and animal associations of autochthonous breed. Interspersing the stations, it is proposed the insertion of new environmental and patrimonial valorization elements such as, a shelter, a vineyard, a viewpoint, an observatory and an irrigation system to support agricultural crops. In these elements that guide this trajectory, in a second phase of the work, and on a smaller scale than the initiatory, the objective that gives the central theme of this dissertation, a winery inserted in the previously introduced line, which intends to address architectural issues contemporary winery, in order to offer those who visit it, the total experience of wine production integrated in a journey that encourages discovery and interaction with the landscape. Wine tourism is a vector for the growth of the territory presented, in this sense, the path of this railway line, acquires a cultural and heritage significance, which allows the tourist and economic development of the region, transforming this railway path, in a route where the stations and stops become an attraction, of rural requalification, promoting transformations in the functional and organizational space of rural territories, creating new routes with leisure and well-being areas.porArquitetura e Caminhos de FerroEspaços RuraisPercursosReabilitaçãoSustentabilidadeA linha como elemento (re)estruturante da paisagem: Reabilitação do antigo troço ferroviário Urrós-Duas Igrejas, num percurso unificador do territóriomaster thesis203224434