Correia, João Carlos2020-09-092020-09-092018978-989-654-528-4978-989-654-527-7http://hdl.handle.net/10400.6/10439Neste texto, propomos uma abordagem pós-convencional dos conceitos de “cibercultura”, “rede”,” identidade” e “globalização”. Esta abordagem levanta três problemas fundamentais. Um primeiro problema é político: qual o modelo de globalização cultural com que nos confrontamos hoje? É um modelo de globalização homogeneizadora ou é um modelo de diálogo multicultural? A globalização, na sua configuração atual permite o reconhecimento das culturas periféricas, nomeadamente o acesso ao reconhecimento e protagonismo nas indústrias culturais e criativas? Outro dos problemas é eminentemente conceptual: faz sentido, a partir da modernidade tardia contemporânea, marcada pela presença de uma multiplicidade de pretensões identitárias, recorrer à noção de uma cultura humanística, recuperando a ideia de formação (paideia) proveniente dos clássicos e distinguindo-a do conceito antropológico de cultura? Qual foi o impacto das indústrias culturais, das indústrias criativas e da cibercultura nestas divisões tradicionais? O terceiro problema reúne ambos os tipos de questões abordadas nos anteriores, isto é questões conceptuais e políticas. Será produtivo uma operacionalização da O impacto da globalização na Comunicação: 26 Para uma abordagem pós convencional do conceito de redes culturais análise comparativa das especificidades e das convergências entre estudos europeus e sul-americanos que compreenda as diferenças históricas, sociais e culturais que determinaram formas de aproximação distintas às relações entre cultura, comunicação e cidadania, integrando essas diferenças no pensamento sobre o modelo articulador das identidades que praticam a lusofonia.porGlobalizaçãoComunicaçãoCulturaIndústria CulturalO impacto da globalização na Comunicação: Para uma abordagem pós convencional do conceito de redes culturaisbook part