Moura, Catarina Isabel Grácio deMarques, Miguel Ângelo Navalha Canhoto2022-12-062022-12-062022-01-202021-10-14http://hdl.handle.net/10400.6/12465Esta dissertação propõe o estudo do papel das publicações de nicho dentro do panorama contemporâneo do design de moda, a partir de tópicos como a atual discussão entre o formato digital e físico, a história e ethos destas publicações ao longo do seu desenvolvimento e a relação do seu conteúdo com as vertentes comercial e artística. O estudo foi igualmente ancorado na análise de publicações de nicho existentes e no trabalho dos seus colaboradores mais frequentes. Publicações como a britânica i-D, que explora novas sub-culturas da underground youth culture londrina; A magazine curated by, criada como bíblia de referências na qual múltiplos diretores criativos do mundo da moda exploram os seus processos criativos sem quaisquer limites; e a mais recente King Kong, que representa o expoente máximo da experimentação dentro do meio de comunicação em causa. Não deixou de ter em consideração legados como o de Franca Sozzani, enquanto editora-chefe da Vogue Italia, pelo modo como marcaram o início de uma nova era na qual a produção de imagens editoriais ultrapassa as suas funções meramente comerciais. A dissertação explora também o conceito de zines, publicações guerrilla independentes que recuperaram a sua relevância ao longo da última década, sobretudo, tornando-se um género em mutação e ocupando igualmente um espaço próprio entre as publicações de nicho no universo atual da comunicação de moda. Foi este o formato escolhido para o desenvolvimento de um projeto autoral integrado como conclusão deste estudo, procurando com ele explorar a comunicação de moda para lá dos seus métodos tradicionais e convencionais, divulgar novos talentos e criar uma relação simbiótica entre distintas formas de expressão artística — impedindo, deste modo, que sejam o capital e/ou a indústria a controlar a narrativa.This dissertation proposes to study the role of niche publications within fashion design’s contemporary landscape, through such topics as the current discussion between their digital and physical formats, the history and ethos of these publications throughout their development and their content’s connection with commercial and artistic approaches. The study is also grounded in the analysis of some existing niche publications, as well as on the work of their most frequent collaborators. Magazines such as the British i-D, which explores new subcultures of London’s underground youth culture; A magazine curated by, created as a reference bible where several creative directors from the fashion world explore their creative processes without any boundaries; and the more recent King Kong, which represents the highest level of experimentation within the medium. Legacies such as Vogue Italia’s Franca Sozzani’s were also considered, due to the way they began a new era in which the production of editorial images overcomes their merely commercial purposes. The dissertation also explores the concept of zines, independent guerrilla publications which have been recovering their relevance mainly throughout the last decade, becoming a mutating format and also occupying their own space among niche magazines of fashion communication’s current universe. This was also the chosen format to develop an author’s project included as a conclusion of the study, aiming to explore fashion communication beyond its traditional and conventional methods, promote new talents, and create a symbiotic relationship among several types of artistic expressions — thus preventing capital and/or industry from controlling the narrative.porAtivismoComunicação de ModaIlustraçãoRevistas de NichoZineO papel das publicações de nicho na resignificação da comunicação editorial de moda Patient Zero Zinemaster thesis203109430