Moura, Catarina Isabel Grácio deSaldanha, Cátia Marília Martins2014-01-272014-01-272012-10http://hdl.handle.net/10400.6/1553Este Projecto apresenta-se segmentado em duas partes distintas mas indissociáveis: uma primeira parte, de natureza teórica, destinada a apresentar, definir e/ou explicar um conjunto de conceitos fundamental para uma correcta contextualização e clarificação da segunda parte, de carácter assumidamente prático e experimental. Começa-se por clarificar a importância da criança no mercado infantil, enquanto consumidora e fonte de influência na aquisição de bens e serviços. Destaca-se também o papel do marketing infantil como dinamizador de estratégias que cativem o pequeno consumidor, como o recurso às mascotes. Define-se a aceitação das mascotes junto dos mais novos, bem como a aplicação e adaptação das mesmas no contexto do livro infantil, destacando-se a importância da literatura no desenvolvimento intelectual da criança. Na parte prática destaca-se o tema do projecto e dá-se a conhecer a metodologia e os conceitos relevantes à execução da mascote infantil “Matilde” e adaptação da mesma ao projecto gráfico do livro infantil “Os aviões”.This project has been segmented in two different although interconnected parts: a first theoretical approach, destined to present, define and/or explain the key-concepts necessary to a correct understanding and clarification of the second part, fundamentally practical and experimental. We begin by clarifying the child’s role on this segment’s market, both as consumer and as a source of influence in the acquisition of goods and services. The role of children’s marketing is also highlighted as a catalyser of strategies aimed to seduce the little consumer, such as the use of mascots. The younger’s acceptance of mascots is also defined, as well as their employment and adjustment within the context of children’s books, emphasizing the importance of literature to the child’s intellectual development. The practical part focuses on the project’s theme and reveals the methodology and concepts considered relevant to the creation of the child’s mascot ‘Matilde’ and its adaptation to the graphic project of the children’s book ‘The airplanes’.porMarketing infantilLivro infantil - DesignLivro infantil - IlustraçãoLivro infantil - Concepção gráficLivro infantil - Aspectos didácticosCriança - Mercado infantil - ConsumidorLivro infantil: os aviões - aprende toda a magia deste mundomaster thesis