Canavilhas, João Manuel MessiasOliveira, Ema Patrícia de LimaPereira, Vladi Sénio Ribeiro2023-01-062023-01-062022-09-26http://hdl.handle.net/10400.6/12601O crescente uso que os estudantes fazem das redes sociais digitais em dispositivos móveis no mundo abre uma vasta possibilidade para a sua utilização em contexto escolar. O Facebook, devido às suas características, tem sido usado como plataforma de apoio ao processo de ensino-aprendizagem; contudo, o seu impacto no rendimento académico não é consensual. Assim, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar o impacto da utilização desta rede social no envolvimento e no rendimento académico dos estudantes do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (ISCED-Huíla), Angola. Pretende-se, também, contribuir para a validação de alguns instrumentos na área para a população angolana (Inventário de Envolvimento Académico dos Estudantes de Ensino Superior-USEI, Costa & Marôco, 2017; Questionário Sobre Uso do Facebook, Mazman & Usluel, 2010). Para o efeito, foi realizado um estudo preliminar com a participação de 108 estudantes e 5 professores da licenciatura em Ensino da Geografia do ISCED-Huíla. O estudo principal, de natureza quasi-experimental, envolveu 55 estudantes do 1º ano da licenciatura em Ensino da Geografia do ISCED-Huíla, repartidos em um grupo experimental (n=32) e um grupo de controlo (n=23). O grupo experimental (GE) teve acesso a um Grupo de Facebook criado para apoio na Unidade Curricular (UC) de Geografia Física Geral I, com acompanhamento do respetivo docente. Os resultados do estudo preliminar revelaram, no geral, boas propriedades psicométricas nos instrumentos utilizados. Estudantes e professores mostraram-se recetivos à utilização do Facebook no processo de ensino-aprendizagem, mas apresentaram algumas preocupações relacionadas com maior distração, fraca qualidade da internet e limitações na avaliação. Os resultados do estudo principal revelaram que tanto o rendimento na UC como o envolvimento académico do GE foram superiores aos do grupo de controlo. Adicionalmente, dentro do GE, os estudantes com níveis superiores de envolvimento no Grupo do Facebook apresentaram melhor rendimento académico na UC. Conclui-se que o uso das ferramentas do Facebook para apoio ao processo de ensino-aprendizagem teve um efeito positivo no rendimento e envolvimento académico dos estudantes, sendo um recurso importante no contexto angolano, nomeadamente pela maior acessibilidade que proporciona comparativamente com outras tecnologias.The growing use that students make of digital social networks on mobile devices around the world opens up a vast possibility for its use in the school context. Facebook, due to its characteristics, has been used as a support platform for the teaching-learning process. However its impact on academic performance is not consensual. Thus, the main objective of this paper is to analyze the impact of the use of this social network on the involvement and academic performance of Angolan students at the Instituto Superior Ciências de Educação da Huíla (ISCED-Huíla), Angola. It is also intended to contribute to the validation of some instruments in this area for the Angolan population (Inventário de Envolvimento Académico dos Estudantes de Ensino Superior-USEI [Inventory of Academic Involvement of Higher Education Students-USEI], Costa & Marôco, 2017; Questionnaire on the Use of Facebook, Mazman & Usluel, 2010; adaptation by Sánchez et al., 2014). For this purpose, a preliminary study was carried out with the participation of 108 students and 5 professors of the Geography Teaching degree program at ISCED-Huíla. The main study, of a quasi-experimental nature, involved 55 students from the 1st year of the Geography Teaching degree program at ISCED-Huíla, divided into an experimental group (n=32) and a control group (n=23). The experimental group (EG) had access to a Facebook Group created to support the Curricular Unit (CU) General Physical Geography I, with monitoring by the respective professor. The results of the preliminary study revealed, in general, good psychometric properties in the instruments used. Students and teachers were receptive to the use of Facebook in the teaching-learning process, but they had some concerns related to greater distraction, poor quality internet connection and limitations in evaluations. The results of the main study reveal that both the performance in the CU and the academic involvement of the EG were superior to those of the control group. Additionally, within the GE, students with higher levels of involvement in the Facebook Group had better academic performance in the CU. It is concluded that the use of Facebook tools to support the teaching-learning process had a positive effect on students' academic performance and involvement, and is thus an important resource in the Angolan context, namely due to the greater accessibility it provides compared to other technologies.porRedes Sociais DigitaisFacebookRendimento AcadémicoEnvolvimento AcadémicoGeografiaO uso das redes sociais digitais no processo de ensino-aprendizagem em Geografia: Um estudo com estudantes do Ensino Superior do ISCED-Huíladoctoral thesis101563370