Osório, Paulo José Tente da Rocha SantosMartins, Maria de Fátima Duarte2015-10-282015-10-282010http://hdl.handle.net/10400.6/3858Na actualidade, a escola para todos, reflecte-se na diversidade do seu público: diversidade étnica; diversidade cultural, diversidade linguística, diversidade de interesses; diversidade de capacidades, entre outras. Simultaneamente, estamos conscientes, que a escola detém, além de outros, o dever de dotar os alunos de competências que lhes permitam ser indivíduos activos e intervenientes na sociedade, a qual se organiza em torno da comunicação, seja verbal, imagética ou escrita. Facto este que nos remete para a importância da leitura e sua compreensão na formação dos nossos alunos tendo também presente que esta temática é imprescindível e incontornável para os alunos com necessidades educativas especiais. Esta dissertação incide particularmente sobre a compreensão leitora, tendo sempre presente os alunos com necessidades educativas especiais com todas as suas potencialidades e incapacidades ou dificuldades.porLeitura - CriançasLeitura - Aprendizagem - CriançasLeitura - Motivação - Aprendizagem - CriançasLeitura - Dificuldade de aprendizagemCompreensão de leitura - CriançasLeitura - Escola - CriançasLeitura: viagem no saber, ao alcance de todosmaster thesis