Miguel, Rui Alberto LopesFerreira, Inês Miguel Grave da Gama2018-09-052018-09-052014-11-122014-10-3http://hdl.handle.net/10400.6/6216Esta dissertação apresenta como ambição o estudo e compreensão do design de figurino, no cinema bem como, o guarda-roupa de filmes que se constituíram como fenómenos culturais e inspiram criadores de moda na sua criação de coleções de vestuário. No presente estudo, numa primeira fase de pesquisa e enquadramento teórico, investigam-se acontecimentos históricos que influenciaram a moda, celebridades como ícones de moda, relação acontecimento/coleção de moda como oportunidade de negócio e o início do figurinismo e a sua influência na moda. A importância simbólica e análise do conceito de ‘The Hunger Games’ são de igual modo estudadas. Assim como, todos os produtos inspirados neste sucesso mundial, sejam eles ao nível de acessórios, vestuário ou maquilhagem. Com base no fenómeno mundial, literário e cinematográfico ‘The Hunger Games’, a aplicação prática deste estudo é criar e lançar numa plataforma on-line, trabalhada especificamente para a marca com uma coleção de doze coordenados, para o público jovem, feminino e masculino. Tendo como principal objectivo corresponder as espectativas dos fãs, apresenta-se uma linha comercial de vestuário, que reflita em simultâneo as inspirações dos filmes e as tendências de moda. À semelhança de fenómenos anteriores estudados, ‘The Hunger Games’ é um fenómeno no qual se espera que uma coleção desenvolvida sobre esta temática seja um sucesso no mercado. Tendo em conta as tendências e inspirações, público-alvo, e expectativas futuras, é criada a marca In Games. A dissertação finaliza com a apresentação do site, onde são visíveis as peças de vestuário materializadas.This dissertation presents as is ambition the study and understanding of costume design, on cinema, as well as, the wardrobe of films that formed as cultural phenomena and inspire fashion designers in their creation of collections of clothing. In the present study, an early stage of research and theoretical framework, we investigate concepts such as historical events that influenced fashion, celebrities as fashion icons, the relationship event / fashion collection as a business opportunity and the beginning of costume design as influence on fashion. The symbolic importance and analysis of the concept of 'The Hunger Games' are similarly studied. Like all products inspired this global success, whether the level of accessories, clothing or makeup. Based on the worldwide phenomenon, literary and film 'The Hunger Games', the practical application of this study is to create and launch an online platform, crafted specifically for the brand with a collection of twelve coordinated, for the young, female and male audience. Its main goal is match the expectations of fans, presents a trade clothing line that reflects simultaneously the inspirations from movies and fashion trends. As in previous phenomena studied, ‘The Hunger Games’ is a phenomenon in which one expects a collection developed on this theme is a success in the market. Given the trends and inspirations, target audience, and future expectations, the brand is created In Games. The dissertation concludes with the presentation of the site, where they are visible pieces of clothing materialized.porThe Hunger GamesCinema e ModaDesign de ModaGuarda-Roupa No CinemaMarca In GamesEstudo da influência do cinema na moda - caso do filme The Hunger Gamesmaster thesis201643499